A análise de redes sociais é uma metodologia utilizada para identificar um conjunto de contatos que ligam vários agentes. No Mapeamento Cultural da UFMG, essa metodologia foi utilizada para evidenciar as relações e conexões existentes entre os agentes culturais da UFMG e parceiros externos à Universidade, sejam eles pessoas ou instituições. Ao todo, 308 entre os respondentes afirmaram manter uma ou mais parcerias externas. Essas redes de relações foram representadas por meio de três sociogramas, que são apresentados a seguir.

Como ler os sociogramas

Cada sociograma foi construído a partir do software Ucinet e dividido em função do vínculo que os respondentes da pesquisa afirmaram possuir com a UFMG, a saber: docentes, estudantes e técnicos-administrativos em educação. Destacamos que os parceiros são representados pelos nós e as relações que estabelecem são representadas pelas arestas, que podem ser azuis, pretas ou vermelhas, de acordo com o quantidade de parcerias estabelecidas.

Sociograma dos docentes

A rede de docentes é densa, concentrando relações, principalmente, com espaços culturais públicos e privados, com a Universidade Estadual de Minas Gerais ou universidades sediadas fora de Minas Gerais, escolas públicas ou privadas, além de órgãos e secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte. Dos 90 docentes que reportaram relações com agentes externos, 35 interagem com, no mínimo, dois parceiros simultaneamente. Observa-se ainda que grande parte dos docentes possui alguma relação com produtor/artista fora da UFMG.

Sociograma dos discentes 

A maioria dos parceiros dos estudantes encontram-se fora das universidades. Dos 182 estudantes que manifestaram ter parcerias com agentes externos à UFMG, 84 possuem ligação com, no mínimo, dois parceiros. Espaços culturais são o centro dos fluxos e, grande parte dos estudantes que possuem parceria com espaços culturais públicos também possui parceria com espaços culturais privados. Observam-se relações com museus, igrejas, empresas privadas, produtor/artista e, em menor intensidade, orquestras.

Sociograma dos técnicos administrativos

Entre os 36 técnico-administrativos em educação respondentes, 11 possuem parcerias envolvendo, no mínimo, dois agentes. Além disso, os técnicos possuem ligação maior com espaços culturais públicos, produtores/artistas e coletivos artísticos. 

Observações gerais

De modo geral, constata-se que as redes de parceiros dos docentes, estudantes e técnicos-administrativos em educação são contínuas e diversificadas, demonstrando que a prática da cultura no âmbito da UFMG está fortemente atrelado à comunidade externa, fazendo jus ao lugar ocupado pela UFMG na produção e difusão de cultura em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil.