No segundo semestre de 2022, a Pró-reitoria de Cultura da UFMG iniciou a pesquisa do II Mapeamento Cultural da UFMG, referente aos anos 2022 e 2023, dando continuidade ao processo de reconhecimento dos agentes culturais da UFMG, suas ações e parcerias internas e externas. Com objetivo de subsidiar a construção da política de cultura da instituição e a elaboração de seu Plano Plurianual de Cultura, um questionário semiaberto foi enviado, via e-mail, a toda a comunidade universitária.
O II Mapeamento Cultural da UFMG é, portanto, resultado dos diversos modos de autoidentificação dos respondentes, bem como da capacidade de descreverem suas ações, parcerias e seus lugares de atuação. Assim como no I Mapeamento Cultural da UFMG (2019-2021), não se buscou recensear o campo cultural da instituição, mas sim inventariar os agentes culturais e suas ações e parcerias a partir de seu desejo de fazer parte deste mapa participando da pesquisa.
A transversalidade da cultura foi premissa que orientou tanto a construção do instrumento de coleta de dados quanto a subsequente análise quantiqualitativa dos dados coletados. A transversalidade da Cultura na esfera acadêmica da universidade está apresentada no PDI (2018/2023) através do seguinte princípio: “As ações institucionais visam à valorização da cultura como espaço privilegiado de produção de conhecimento, articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e não simplesmente como um conjunto de atividades e eventos desvinculados das práticas acadêmicas”. A transversalidade é feita de relações de entrelaçamento entre saberes e conhecimentos, proporcionando uma camada pluriepistêmica feita também por articulações com diferentes campos da vida cotidiana, das políticas públicas e órgãos da gestão universitária.
O mapa cultural resultante deste II Mapeamento é constituído por infográficos, mapas interativos, textos descritivos e artigos acadêmicos. Ele apresenta um momento da cultura na instituição, retrato este resultante da participação ativa daqueles que se interessaram em compor esse cenário.
Desse modo, as informações fornecidas e os cruzamentos entre elas possibilitaram o levantamento de um conjunto de informações que representam os agentes, ações e espaços culturais da UFMG. Para conhecimento mais detalhado do processo da pesquisa e análise dos resultados sugere-se a leitura dos textos acadêmicos publicados e disponíveis neste hotsite.
Responderam à chamada para participar do II Mapeamento Cultural da UFMG 528 respondentes. Entretanto, 6,44% declararam não possuir vínculo com a instituição ou não aceitaram o termo de consentimento livre e esclarecido e 31,25% não se identificaram com nenhum tipo de agente cultural constante nas opções de escolha. Participaram efetivamente da pesquisa 329 respondentes, dos quais 51,4% são estudantes; 23,7%, docentes; 17,6%, técnico-administrativos em educação; 4,6%, funcionários terceirizados e 2,7%, funcionários aposentados.
Distribuição das atividades culturais declaradas pelos respondentes em relação às etapas do Ciclo de Cultura.

Relação entre as categorias de atividades culturais declaradas pelos respondentes e as etapas do ciclo de cultura.
Relação entre os tipos de vínculo dos respondentes e as etapas do ciclo de cultura.
Distribuição dos participantes da pesquisa em relação ao gênero, orientação sexual e cor.

Transversalidade e diversidade da cultura na UFMG em números
