A criação e o desenvolvimento de uma base consistente e contínua de informações e indicadores relacionados à cultura na UFMG é o tema deste Fórum, que aconteceu dia 12 de dezembro, às 09h30, na plataforma do Zoom. No Ciclo de Fóruns de 2021, os(as) participantes propuseram uma série de ações para a construção de uma rede de comunicação cultural da UFMG, de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, que forneçam subsídios para o planejamento e a tomada de decisão dos gestores da cultura na UFMG e, aos usuários em geral, elementos para estudos mais aprofundados.
Neste fórum, foram selecionadas 5 (cinco) ações prioritárias entre aquelas ações sugeridas em 2021, através de uma votação entre os participantes.
Ações sugeridas pelos participantes do fórum em 2021:
A – Reforçar a compreensão de que é necessário conhecer a própria instituição — suas estruturas de comunicação já disponíveis, tais como as assessorias de comunicação em unidades acadêmicas e administrativas, que contam com seus diversos profissionais — para formação de uma rede de comunicação que compartilhe objetivos, tanto de divulgação científica quanto de cultura, e que também consiga delinear as comunicações institucionais, garantindo o protagonismo de todos os personagens da Universidade.
B – Mobilizar esforços para a construção de uma comunicação integrada voltada para área cultural, no âmbito da UFMG, considerando todos os setores que atuam com a cultura, todo o nosso ecossistema cultural, de modo a facilitar a divulgação das ações, políticas e projetos culturais na UFMG.
C – Fomentar a criação de uma agenda integrada de comunicação da cultura na UFMG, pensando em meios de operacionalizá-la, considerando o alinhamento e compartilhamento das informações sobre a programação, projetos e políticas culturais da Universidade para todos os setores de cultura envolvidos.
D – Fomentar a elaboração de uma base de indicadores de desempenho da comunicação para aperfeiçoarmos a atuação em rede, a partir do compartilhamento e reflexão crítica sobre essas informações.
E – Aprimorar os recursos e processos existentes e desenvolver outros novos para a produção de conteúdo cultural qualificado para o público da Universidade assim como para o público externo que frequenta a universidade.
F – Reforçar a divulgação de ações e projetos culturais da Universidade para a comunidade interna e externa por meio das redes sociais, TV e Rádio UFMG, Boletim UFMG, e-mails, e principalmente por novo site/portal específico destinado a assuntos relacionados à cultura na Universidade.
G – Criar um Observatório da Cultura formalizado e institucionalizado como instância de partilha fundamental de dados, informações e indicadores para que as políticas culturais possam ser formuladas, desenvolvidas, monitoradas, avaliadas e aprimoradas continuamente.
H – Estabelecer uma equipe para atuar no Observatório da Cultura, composta por membros dos setores de comunicação da UFMG, estudantes, professores, técnicos-administrativos e membros da sociedade civil.
I – Criar mecanismos para engajar as entidades públicas, privadas e da sociedade civil no Observatório da Cultura, de forma a fortalecer a rede comunicacional e fomentar pesquisas e investigações.
J – Dar continuidade a fóruns, mapeamentos e outras formas de monitoramento e avaliação para a constante atualização das políticas culturais.
K – Tratar o Mapa da Cultura como um instrumento dinâmico e mantê-lo atualizado para que seja capaz de capturar o movimento da cultura na Universidade e suas interconexões com a cidade.
L – Consolidar a comunicação cultural da Universidade como um campo de divulgação e de práticas formativas em cultura, com projetos colaborativos entre os núcleos comunicacionais da UFMG, considerando, por exemplo, a Rádio UFMG, a TV UFMG, o portal da UFMG, as ações de relacionamento e outros.
M – Articular projetos de pesquisa, ensino e extensão para diagnósticos da comunicação cultural na UFMG.
N – Criar formas de capilarizar, ainda mais, a presença do setor cultural no cotidiano da comunidade acadêmica, a partir dos canais de comunicação já existentes na UFMG, de forma a oferecer, aos servidores/funcionários, docentes, estudantes e à comunidade em geral, informações qualificadas sobre a produção cultural na Universidade.
O – Criar canais de escuta para o aperfeiçoamento das políticas culturais, dos programas, projetos e ações, observando a premissa do diálogo e o estabelecimento de uma comunicação real, eficiente e eficaz.
P – Tornar prioritária a criação de conteúdos mais acessíveis e inclusivos, de modo que todos, incluindo as pessoas com deficiência e outras limitações, tenham acesso a esses conteúdos.
Q – Utilizar as redes sociais como forma de contato mais próximo com o público, especialmente em tempos pandêmicos, e como forma de fortalecer a cultura nesse momento desafiador.
R – Aprimorar o site da Cultura da UFMG, gerenciado pela DAC, otimizando a transparência das ações culturais e inserindo campos que possam registrar a memória das ações desenvolvidas.
S – Qualificar as equipes dos setores culturais da Universidade para atuação no contexto da comunicação na cultura digital. Considerar especialmente a capacitação em produção audiovisual para plataformas digitais, tais como: gerenciamento de redes sociais, storytelling para mídias digitais, produção de podcasts, métricas de mídias sociais, monitoramento de mídias sociais, acessibilidade, entre outros.
T – Criar um Observatório das Políticas e Programas da Cultura formalizado e institucionalizado como instância articuladora de programas de pesquisa, ensino e extensão, garantindo a multidisciplinaridade, que contribuam para a construção de uma agenda estratégica da cultura na UFMG, de investigação e identificação de diferentes indicadores que fundamentam e sustentam os diferentes fazeres da cultura, promovendo a partilha fundamental de dados e informações e conhecimento para que as políticas culturais possam ser formuladas, desenvolvidas, monitoradas, avaliadas e aprimoradas continuamente.
U – Fomentar a elaboração de uma base de indicadores de desempenho da comunicação para aperfeiçoarmos a atuação em rede, a partir do compartilhamento e reflexão crítica sobre essas informações, utilizando-se da articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão para diagnósticos da comunicação cultural na UFMG.
V – Uma das ações estratégicas da comunicação cultural são as publicações realizadas nos mundos das artes, que as políticas culturais da UFMG fortaleçam, promovam e fomentem diferentes tipos tipos de publicações relacionadas aos mundos das artes: catálogos, revistas de artes, fanzines de artes, livros, entre outros, sendo instrumentos que promovem a circulação de artistas e de trabalhadores da cultura. As publicações devem apresentar tanto cenários contemporâneos como trazer narrativas sobre as memórias das artes e das instituições culturais.
Ações prioritárias escolhidas pelos participantes do fórum em 2022:
B – Mobilizar esforços para a construção de uma comunicação integrada voltada para área cultural, no âmbito da UFMG, considerando todos os setores que atuam com a cultura, todo o nosso ecossistema cultural, de modo a facilitar a divulgação das ações, políticas e projetos culturais na UFMG.
C – Fomentar a criação de uma agenda integrada de comunicação da cultura na UFMG, pensando em meios de operacionalizá-la, considerando o alinhamento e compartilhamento das informações sobre a programação, projetos e políticas culturais da Universidade para todos os setores de cultura envolvidos.
K – Tratar o Mapa da Cultura como um instrumento dinâmico e mantê-lo atualizado para que seja capaz de capturar o movimento da cultura na Universidade e suas interconexões com a cidade.
T – Criar um Observatório das Políticas e Programas da Cultura formalizado e institucionalizado como instância articuladora de programas de pesquisa, ensino e extensão, garantindo a multidisciplinaridade, que contribuam para a construção de uma agenda estratégica da cultura na UFMG, de investigação e identificação de diferentes indicadores que fundamentam e sustentam os diferentes fazeres da cultura, promovendo a partilha fundamental de dados e informações e conhecimento para que as políticas culturais possam ser formuladas, desenvolvidas, monitoradas, avaliadas e aprimoradas continuamente.
U – Fomentar a elaboração de uma base de indicadores de desempenho da comunicação para aperfeiçoarmos a atuação em rede, a partir do compartilhamento e reflexão crítica sobre essas informações, utilizando-se da articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão para diagnósticos da comunicação cultural na UFMG.