Propostas para o aprimoramento das experiências de gestão cultural dos espaços de cultura que integram a Pró-Reitoria de Cultura da UFMG são o tema deste fórum, que aconteceu dia 15 de dezembro, às 09h30, na plataforma do Zoom. No Ciclo de Fóruns de 2021, os(as) participantes propuseram uma série de ações para compor o Plano de Cultura da UFMG.

Neste fórum, foram selecionadas 5 (cinco) ações prioritárias entre aquelas ações sugeridas em 2021, através de uma votação entre os participantes.

 

Ações propostas pelos participantes do fórum em 2021:

A – Consolidar a ideia do Conservatório UFMG como um centro cultural, para além da definição de conservatório de música.

B – Fomentar ações que combinem as diversas linguagens artísticas e outras áreas do conhecimento, criando espaços contínuos de discussão do papel dos Espaços Culturais da UFMG, investigando novos rumos e possibilidades de interação com outras disciplinas, para além daquelas vinculadas diretamente às culturas e às artes.

C – Fomentar ações de memória, preservação e transmissão de saberes e ofícios tradicionais, inclusive na formação de novos mestres de ofícios.

D – Fomentar práticas de registro das ações, programas e projetos como estratégias de memória e de aperfeiçoamento da gestão dos Espaços Culturais.

E – Potencializar a atuação e articulação dos professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento de ações e projetos, criando mecanismos que facilitem o trânsito e atuação da comunidade acadêmica nos Espaços Culturais.

F – Promover ações de divulgação e produção do conhecimento em uma perspectiva crítica e transdisciplinar, com o incentivo à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

G – Promover ações de divulgação cultural e de pesquisas artísticas da UFMG em parceria com os programas de pós-graduação.

H – Criar mecanismos para tornar os Espaços Culturais da UFMG ainda mais conhecidos, de modo a ampliar a democratização do acesso, visitações e alcance de um público cada vez mais amplo e diverso.

I – Aperfeiçoar a divulgação da cultura e da ciência, e a produção de conteúdo da Universidade para “fora de seus muros”, por meio de ações educativas e exposições nos Espaços Culturais da UFMG.

J – Efetivar e aprimorar mecanismos para publicação e distribuição dos conteúdos culturais produzidos, de forma digital ou impressa, para o público em geral e para outras instituições, como escolas, bibliotecas e aparelhos culturais.

K – Criar e/ou consolidar setores educativos eficientes, fortalecidos e criativos nos espaços culturais da UFMG, visando à construção de projetos e programas de formação de público e mediação cultural.

L – Promover a inclusão e a formação de público por meio dos setores educativos que, com seus educadores e coordenadores, priorizem agendas com as escolas, preferencialmente do ensino básico. Dar condições às escolas mais carentes de visitar, participar e ter oportunidades iguais no acesso à arte e à cultura.

M – Estabelecer e aprimorar vínculos com a Secretaria Municipal de Educação (Tiradentes e Belo Horizonte) para ampliação e aperfeiçoamento de ações formativas artístico-culturais [d1] junto a estudantes e professores da educação básica.

N – Criar estratégias para aperfeiçoar e ampliar a comunicação e divulgação das ações realizadas pelos Espaços Culturais da UFMG. Utilizar, por exemplo, os meios de comunicação disponíveis, como a Rádio UFMG Educativa.

O – Fornecer condições para a realização de uma efetiva aproximação, participação e formação do público por meio de projetos atrativos e inclusivos.

P – Buscar mecanismos para facilitar o deslocamento do público para os Espaços Culturais da UFMG, criar estratégias como um tour aos finais de semana, utilizando o transporte coletivo interno da Universidade, por exemplo.

Q – Fortalecer o setor de comunicação dos Espaços Culturais da UFMG com capacitações para aperfeiçoamento nas linguagens contemporâneas e novas tecnologias das redes sociais de modo a alcançar perfis distintos de público.

R – Institucionalizar as parcerias e projetos realizados pelos instrumentos que a Universidade possui, ampliando a possibilidade de estágios de estudantes da UFMG e de outras instituições, das mais diversas áreas, nos Espaços Culturais da UFMG.

S – Estabelecer e fomentar as relações institucionais junto a possíveis instituições financiadoras para realização de projetos dos Espaços Culturais da UFMG, bem como, para a sua manutenção física, de infraestrutura e equipamentos.[U2] 

T – Estimular cada vez mais as parcerias institucionais nos planos governamentais, empresariais e do terceiro setor. Muitos projetos podem ser executados, potencializados e ter um efetivo alcance se forem implementadas parcerias em uma agenda anual pautada com antecedência para que realmente sejam efetivadas essas intenções.

U – Articular junto ao IPHAN a permanência de ações de preservação do patrimônio cultural, bem como ações de formação e pesquisa na área do patrimônio.

V – Ampliar o desenvolvimento do trabalho em rede entre os Espaços Culturais da UFMG, com a formulação de programação compartilhada, para fortalecimento de ações comunicativas e ampliação do acesso.

W – Formular e manter ativa uma carteira de projetos culturais, de modo a possibilitar a submissão contínua de projetos às leis de incentivo, captação, parcerias, patrocínios e apoiadores.

X – Buscar mecanismos para alcançar um investimento efetivo nas ações culturais da Universidade, tanto em financiamentos para projetos e ações, quanto para infraestrutura, equipamentos e preservação do patrimônio material (acervos artísticos e prediais) e imaterial (saberes).

Y – Buscar fontes de financiamento, como prática constante, por uma equipe técnica capacitada para essa finalidade, que acompanhe editais e agências de fomento.

Z – Investir na construção de uma política de ampliação e qualificação de recursos humanos para o setor cultural da UFMG.

AA- Aprimorar o diálogo comunidade/universidade de forma participativa por meio do estímulo a criação de canais de fala e de escuta, que gerem ações coletivas transformadoras e oportunidades colaborativas.

BB – Criar mecanismos de avaliação das ações culturais da DAC no âmbito interno da Universidade e junto à comunidade em geral como uma maneira de aprimorar as ações culturais e buscar novos direcionamentos.

CC – (B + V) Garantir o fortalecimento dos núcleos de produção da PROCULT e ampliar o desenvolvimento do trabalho em rede entre os Espaços Culturais da UFMG, com a formulação de programação compartilhada, para fortalecimento de ações comunicativas e ampliação do acesso.

DD – (K + L + M + O + P) Criar e/ou consolidar setores educativos eficientes, fortalecidos e criativos nos espaços culturais da UFMG, visando a construção de projetos e programas de formação de público e mediação cultural que promovam efetiva aproximação, participação e formação do público. É determinante estabelecer e aprimorar vínculos com as Secretarias de Educação para ampliação e aperfeiçoamento de ações formativas artístico-culturais junto a estudantes e professores, preferencialmente, da educação básica. Pretende-se encontrar maneiras de dar condições às escolas mais carentes de visitar, participar e ter oportunidades iguais no acesso à arte e à cultura.

EE – (H + N + Q + AA + BB) Fortalecer o setor de comunicação dos Espaços Culturais da UFMG com capacitações para aprofundamento nas linguagens contemporâneas e novas tecnologias das redes sociais para que possam criar estratégias de aperfeiçoamento e ampliação da comunicação e divulgação das ações realizadas pelos Espaços Culturais da UFMG bem como torná-los ainda mais conhecidos, de modo a ampliar a democratização do acesso, visitações e alcance de um público cada vez mais amplo e diverso.

FF – Aprimorar a interlocução com público, por meio do aperfeiçoamento dos canais de fala e de escuta, para que seja estabelecido um diálogo próximo com o público interno da Universidade e junto à comunidade em geral com o intuito de gerar ações coletivas transformadoras, oportunidades colaborativas, aprimoramento das ações culturais e busca por novos direcionamentos.

GG – (S + W + X + Y+ E+Z ) Buscar mecanismos para alcançar investimento efetivo nas ações culturais da Universidade, tanto em financiamentos para projetos e ações, quanto para infraestrutura, equipamentos e preservação do patrimônio material e imaterial. Investir na construção de uma política de ampliação e qualificação de recursos humanos para o setor cultural da UFMG. Esta ação deve ser capaz de potencializar a atuação e articulação dos professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento de ações, com a finalidade de formular e manter ativa uma carteira de projetos, de modo a possibilitar sua submissão contínua às leis de incentivo, facilitando a captação de patrocínios e estabelecimento de parcerias.

 

Ações prioritárias escolhidas pelos participantes do fórum em 2022:

CC – (B + V) Garantir o fortalecimento dos núcleos de produção da PROCULT e ampliar o desenvolvimento do trabalho em rede entre os Espaços Culturais da UFMG, com a formulação de programação compartilhada, para fortalecimento de ações comunicativas e ampliação do acesso.

DD – (K + L + M + O + P) Criar e/ou consolidar setores educativos eficientes, fortalecidos e criativos nos espaços culturais da UFMG, visando a construção de projetos e programas de formação de público e mediação cultural que promovam efetiva aproximação, participação e formação do público. É determinante estabelecer e aprimorar vínculos com as Secretarias de Educação para ampliação e aperfeiçoamento de ações formativas artístico-culturais junto a estudantes e professores, preferencialmente, da educação básica. Pretende-se encontrar maneiras de dar condições às escolas mais carentes de visitar, participar e ter oportunidades iguais no acesso à arte e à cultura.

EE – (H + N + Q + AA + BB) Fortalecer o setor de comunicação dos Espaços Culturais da UFMG com capacitações para aprofundamento nas linguagens contemporâneas e novas tecnologias das redes sociais para que possam criar estratégias de aperfeiçoamento e ampliação da comunicação e divulgação das ações realizadas pelos Espaços Culturais da UFMG bem como torná-los ainda mais conhecidos, de modo a ampliar a democratização do acesso, visitações e alcance de um público cada vez mais amplo e diverso.

FF – Aprimorar a interlocução com público, por meio do aperfeiçoamento dos canais de fala e de escuta, para que seja estabelecido um diálogo próximo com o público interno da Universidade e junto à comunidade em geral com o intuito de gerar ações coletivas transformadoras, oportunidades colaborativas, aprimoramento das ações culturais e busca por novos direcionamentos.

GG – (S + W + X + Y+ E+Z ) Buscar mecanismos para alcançar investimento efetivo nas ações culturais da Universidade, tanto em financiamentos para projetos e ações, quanto para infraestrutura, equipamentos e preservação do patrimônio material e imaterial. Investir na construção de uma política de ampliação e qualificação de recursos humanos para o setor cultural da UFMG. Esta ação deve ser capaz de potencializar a atuação e articulação dos professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento de ações, com a finalidade de formular e manter ativa uma carteira de projetos, de modo a possibilitar sua submissão contínua às leis de incentivo, facilitando a captação de patrocínios e estabelecimento de parcerias.