O reconhecimento da transversalidade da cultura no projeto acadêmico da universidade, constituinte do ensino, pesquisa, extensão e parte intrínseca da política estudantil é o tema deste fórum, que aconteceu dia 12 de dezembro, às 14h30, na plataforma do Zoom. No Ciclo de Fóruns de 2021, os(as) participantes propuseram uma série de ações que pudessem aprimorar, ampliar e aprofundar a articulação entre essas dimensões da universidade de modo a consolidar a transversalidade da cultura na UFMG.

Neste fórum, foram selecionadas 5 (cinco) ações prioritárias entre aquelas ações sugeridas em 2021, através de uma votação entre os participantes.

 

Ações propostas pelos participantes do fórum em 2021:

A – Fortalecer a agenda da cultura na UFMG e as ações relacionadas às parcerias com a PROGRAD, PROEX, PRPQ, PRPG, PRAE e demais Pró-Reitorias administrativas e unidades acadêmicas.

B – Conceber as políticas culturais em associação com as políticas estudantis como uma forma de fortalecer o sujeito, incentivando seu enriquecimento cultural permanente, sua imersão acadêmica e sua autonomia para criar, manifestar-se, e ocupar os mais diversos espaços da Universidade.

C – Considerar a mudança de perfil dos ingressos na UFMG para a concepção de políticas de acolhimento e incentivo à promoção da interdisciplinaridade, da transversalidade e da ocupação cultural por parte dos vários e diversos estudantes.

D – Elaborar políticas culturais para os estudantes, em contínuo diálogo, considerando-os produtores de cultura em sua ocupação cotidiana, em suas manifestações e práticas culturais.

E – Compreender a interação Cultura e Extensão como projeto permanente e contínuo na Universidade.

F – Aprimorar ações e projetos que tenham como premissa a importância da Cultura no processo pedagógico e no compromisso social das instituições de ensino superior na formação de uma cidadania cultural.

G – Implementar a integralização dos créditos decorrentes de participação em atividades no âmbito de programas, projetos e eventos culturais, tendo em vista a flexibilidade acadêmica prevista com as novas normas de graduação que estão em vigor desde 2019.

H – Fortalecer e ampliar a Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos, buscando ampliar a participação de estudantes de todas as áreas de conhecimento.

I – Ampliar a integração cultural por meio das possibilidades criadas pela mobilidade nacional e internacional.

J – Fortalecer os programas de bolsas e editais articulados com políticas de ação afirmativa junto às Pró-Reitorias.

K – Propor ações que democratizem o conhecimento e ampliem o reconhecimento da ciência e dos saberes tradicionais dentro e fora dos “muros” da Universidade.

L – Criar mecanismos e políticas culturais para garantir e expandir, na Universidade, os direitos humanos e culturais dos povos indígenas e dos povos marginalizados histórica e socialmente.

M – Mapear e propor uma política integrada a outros setores da UFMG em relação aos espaços físicos da UFMG que se configurem como possíveis espaços de convivência e de cultura.

N – Conceber as políticas culturais em associação com as políticas estudantis como uma forma de fortalecer o sujeito, incentivando seu enriquecimento cultural permanente, sua imersão acadêmica e sua autonomia para criar, manifestar-se, e ocupar os mais diversos espaços da Universidade, inclusive criando uma política de fomento às iniciativas culturais que envolvam os estudantes, sejam elas criadas por eles ou por servidores técnicos e docentes.

 

Ações prioritárias escolhidas pelos participantes do fórum em 2022:

A – Fortalecer a agenda da cultura na UFMG e as ações relacionadas às parcerias com a PROGRAD, PROEX, PRPQ, PRPG, PRAE e demais Pró-Reitorias administrativas e unidades acadêmicas.

D – Elaborar políticas culturais para os estudantes, em contínuo diálogo, considerando-os produtores de cultura em sua ocupação cotidiana, em suas manifestações e práticas culturais.

F – Aprimorar ações e projetos que tenham como premissa a importância da Cultura no processo pedagógico e no compromisso social das instituições de ensino superior na formação de uma cidadania cultural.

K – Propor ações que democratizem o conhecimento e ampliem o reconhecimento da ciência e dos saberes tradicionais dentro e fora dos “muros” da Universidade.

L – Criar mecanismos e políticas culturais para garantir e expandir, na Universidade, os direitos humanos e culturais dos povos indígenas e dos povos marginalizados histórica e socialmente.