Centro Especializado em Plantas
Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Universidade Federal de Minas Gerais

Quem Somos

O Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (CEPLAMT-UFMG) ocupa um espaço do Museu de História Natural e Jardim Botânico, por muitos anos dedicou-se à estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais. Atualmente são desenvolvidas oficinas, palestras e workshops in loco e em escolas, incluindo participação em eventos da área da Farmacognosia. Os trabalhos do CEPLAMT são conduzidos por um grupo de professores e pesquisadores de diferentes áreas, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo final é contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil, promovendo seu melhor aproveitamento e divulgação científica.

 

Saiba mais

Banco de Dados e Amostras

Todas as informações históricas sobre as plantas são disponibilizadas na base de dados www.dataplamt.org.br. As plantas são localizadas em seus habitats, coletadas e as drogas vegetais (partes que contém os princípios ativos devidamente secas) guardadas no banco de amostras (credenciado como fiel depositário no Ministério do Meio Ambiente).  O CEPLAMT conta também com uma horta de plantas medicinais, onde espécies exóticas e nativas são cultivadas.

Saiba mais

Procura-se (em reformulação)

Nesta seção queremos o auxílio de cada um de vocês para encontrar plantas medicinais que foram usadas no passado, mas são muito pouco (ou nada) conhecidas hoje. Por exemplo: você conhece a “tinguaciba”? Esta espécie (Zanthoxylum tingoassuiba) era tão importante que ela foi incluída na 1ª Edição da Farmacopeia Brasileira Oficial, , publicada em 1926. Você conhece a tinguaciba?

 

Saiba mais