O Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (CEPLAMT-UFMG) ocupa um espaço do Museu de História Natural e Jardim Botânico, e dedica-se à estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais. Os trabalhos do CEPLAMT são conduzidos por um grupo de pesquisadores de diferentes áreas e Instituições, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo final é contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil, promovendo seu melhor aproveitamento.
Todas as informações históricas sobre as plantas são disponibilizadas no banco de dados www.dataplamt.org.br. As plantas são localizadas em seus habitats, coletadas e as drogas vegetais (partes que contém os princípios ativos devidamente secas) guardadas no banco de amostras (credenciado como fiel depositário no Ministério do Meio Ambiente). O CEPLAMT conta também com uma horta de plantas medicinais, onde espécies exóticas e nativas são cultivadas.
Nesta seção queremos o auxílio de cada um de vocês para encontrar plantas medicinais que foram usadas no passado, mas são muito pouco (ou nada) conhecidas hoje. Por exemplo: você conhece a “tinguaciba”? Esta espécie (Zanthoxylum tingoassuiba) era tão importante que ela foi incluída na 1ª Edição da Farmacopeia Brasileira Oficial, , publicada em 1926. Você conhece a tinguaciba?
A cada mês do ano vamos divulgar informações técnico-científicas sobre uma planta útil e/ou medicinal nativa do Brasil. Fique ligado!