Centro Especializado em Plantas
Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Universidade Federal de Minas Gerais

Braço-de-preguiça, panaceia

Solanum cernuum Vell. (SOLANACEAE)

SOLANACEAE

Michele Nunes de Santana/ Faculdade de Farmácia (UFRJ)

Planta Viva

Droga Vegetal

A espécie Solanum cernuum Vell. é conhecida popularmente como panaceia, braço de preguiça ou velame-do-mato. A planta pode ser encontrada no Nordeste (Bahia), no Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás) e no Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo).

Na medicina popular, a infusão das partes aéreas é usada para o tratamento de úlcera gástrica e danos no fígado, como diurético e anti-hemorrágico. Externamente é usada em infecções de pele. Estudos químicos evidenciaram a presença de flavonoides (quercetina, afzelina e hiperina) e alcaloides (guanidínicos, cernumidina e isocernumidina).

Em estudos in vitro, a cernumidina inibiu a multiplicação de células de carcinoma de cólon HT-29. Outros estudos em camundongos evidenciaram a inibição do Helicobacter pylori, bactéria responsável pelo surgimento da úlcera gástrica. Outros estudos confirmam a atividade anti-inflamatória da planta.

 

Referências:

ARAUJO, C.E.P. e cols. Análise Preliminar da Atividade Antiulcerogênica do Extrato Hidroalcoólico de Solanum cernuum Vell. Acta Farm. Bonaerense, v. 21, n.4, p. 283-286, 2002.

MIRANDA, M.A. Gastroprotective activity of the hydroethanolic extract and isolated compounds from the leaves of Solanum cernuum Vell. Journal of Ethnopharmacology, v. 172, p. 421-429, 2015.

ALVES, T.M.A. e cols. Marcadores morfológicos, anatômicos, macro e micromoleculares para a identificação de Solanum cernuum. Rev. Bras. Farmacognosia v. 17, n. 4, p. 542-548, 2007.

Contatos