Centro Especializado em Plantas
Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Universidade Federal de Minas Gerais

Histórico do banco de amostras de drogas vegetais

O “Banco de amostras de drogas vegetais” integra o Dataplamt – Banco de dados e amostras de plantas aromáticas, medicinais e tóxicas do Ceplamt. Trata-se de uma coleção iniciada na década de 1950, pelo Professor de Farmacognosia da então Faculdade de Odontologia e Farmácia da UFMG, Henrique Luiz Lacombe. A coleção recebeu na época o nome de Museu Richard Wasicky, em homenagem ao Professor da Universidade de São Paulo (e avô da também Prof. da USP, Elfriede Marianne Bacchi). Em 1965, com a morte do Prof. Lacombe, a coordenação e manutenção do Museu Richard Wasicky foi assumida pelo Professor de Farmacognosia da UFMG, Luiz Bernardes.

Em 2004, a Faculdade de Farmácia da UFMG foi transferida para sua sede definitiva, no campus da Pampulha. Infelizmente, o Museu Richard Wasicky ficou sem espaço adequado para a guarda das amostras, no novo prédio. Na mesma época, surgiu o convite da Diretoria do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, para que seu espaço de plantas medicinais fosse revitalizado. Entre os trabalhos realizados, um galpão desativado foi adaptado (fechado e climatizado) para receber a coleção, atendendo as normas necessárias para a correta preservação das amostras. A coleção de drogas vegetais, juntamente com a coleção viva (horta medicinal), passou então a se chamar Dataplamt. Em 2009, o Dataplamt foi credenciado no Conselho de Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente (CGEN), tornando-se um fiel depositário de amostras de plantas medicinais (Registro número 0.2000.001165/2008-90).

O Dataplamt abriga hoje quase mil amostras de espécies de plantas medicinais/ úteis nativas do Brasil e de outros países. Elas são oriundas da antiga coleção ou foram adquiridas/ coletadas em trabalhos de campo, mais recentes.

Museu Richard Wasicky na Faculdade de Odontologia e Farmácia, década de 1960
Professor Luiz Bernardes
Professores Graça Lins Brandão e Luiz Bernardes nas obras de revitalização do espaço de plantas medicinais do Museu de História Natural e Jardim Botânico
Equipe do Ceplamt durante a inauguração do espaço