Centro Especializado em Plantas
Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Universidade Federal de Minas Gerais

Apertaruão, Jaborandi-do-mato

Piper aduncum L.

Piperaceae


Planta Viva

Droga Vegetal

Jaborandi-do-mato

Piper aduncum L.

Jessica Barcellos/ Faculdade de Farmácia UFRJ

O Piper aduncum L. é uma espécie da família Piperaceae. É um arbusto nativo de regiões tropicais da América, com ocorrência em todas as regiões do Brasil. Essa planta é popularmente conhecida como apertaruão, erva de jaboti, erva de soldado, jaborandi do mato, matico, moho-moho, palni, pani, pimenta de folhas longas e pimenta matico. A planta é usada tradicionalmente como adstringente,  afrodisíaco,  antidiarreico, antigonorreico,  antissifilítco, aperiente, aromático, odontálgico entre vários outros fins (ver banco de dados). O nome pimenta matico é devido a uma lenda sul-americana que diz que a planta foi descoberta por um soldado espanhol chamado Matico. Ele aprendeu, com os indígenas locais, que a aplicação das folhas de P. aduncum nos ferimentos estancava o sangue. Esse conhecimento foi levado para os Estados Unidos da América e para a Europa por um médico de Liverpool, em 1839.

A espécie apresenta alto teor de óleo essencial, tendo o dilapiol como principal constituinte. Esta substância é considerada responsável pelas atividades biológicas fungicida, moluscicida, acaricida, bactericida e larvicida associadas a esta espécie. Atualmente, alguns estudos em laboratório estão sendo feitos com o objetivo de identificar novas substâncias com atividade leishmanicida, uma vez que é uma doença endêmica na América do Sul.

  REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, G. L. et al. (2013). Growth study and essential oil analysis of Piper aduncum from two sites of Cerrado biome of Minas Gerais State, Brazil. Revista Brasileira de Farmacognosia, 23(5), 743–753.

MESQUITA, J. M. O. et al. (2005). Estudo comparativo dos óleos voláteis de algumas espécies de Piperaceae. Revista Brasileira de Farmacognosia, 15(1), 6–12.

SILVA, A. L., CHAVES, F. C. M., LAMEIRA, R. C. & BIZZO, H. R. (2014). Rendimento e composição do óleo essencial de Piper aduncum cultivado em Manaus, AM, em função da densidade de plantas e épocas de corte.Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 15(supl. 1), 670–674.

REPORT, T. D. (1844). Matico. Provincial Medical and Surgical Journal, s1-8(14), 204.

DAL PICOLO, R. et al. (2014). Antileishmanial activity evaluation of adunchalcone, a new prenylated dihydrochalcone from  Piper aduncum L.Fitoterapia, 97, 28-33.

 

Apoio

Contatos