Os flavonóides são pigmentos amarelos muito distribuídos pelo Reino Vegetal. Eles estão presentes em muitas plantas medicinais e alimentícias como nas flores de camomila (Chamomila recutita – Família Asteraceae), flores da macela do campo (Achyrocline satureoides – Família Asteraceae) e nas cascas dos frutos cítricos, como a laranja e o limão. Outros pigmentos amarelos encontrados na natureza são os carotenóides, também conhecidos como pró-vitamina A, presentes na cenoura, abóbora e outros alimentos. Os flavonóides possuem ação antioxidante, isto é, eles protegem as células contra os efeitos danosos dos radicais livres. O uso frequente de preparações e alimentos ricos nessas substâncias pode, portanto, ser benéfico à saúde uma vez que elas são capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir várias doenças.
IDENTIFICAÇÃO DE FLAVONÓIDES
Extração dos flavonóides das plantas
1. MATERIAIS PARA A EXPERIÊNCIA:
1.1. PLANTAS
1.2. REAGENTES
-Álcool a 40%: prepare misturando 6 partes de água com 4 partes de álcool comum.
1.3. OUTROS MATERIAIS
Béqueres; Recipientes de fundo branco.
2. PROCEDIMENTOS:
1.Coloque as plantas para secar ao sol para que elas percam as substâncias voláteis (óleos essenciais) que podem interferir no teste.
2.Coloque os materiais em contato com a solução alcoólica por 24h.
3.Em seguida, goteje 10 gotas da solução, com o auxílio de um conta-gotas, em um recipiente branco e deixe secar por mais 24h.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observe o resíduo seco de coloração amarelada contrastando com o fundo branco. Ele é constituído de flavonóides presentes nas plantas.
Outras plantas que podem ser utilizadas para o teste de flavonóides estão descritas na tabela a seguir.