Os documentários apresentam formas fílmicas que traçam um arco narrativo mais definido, incluindo não apenas as conversas com os mestres, mas também performances e jogos construídos especialmente para o filme, elaborados conjuntamente com os sujeitos filmados.

Os documentários surgem como resultado de um acontecimento experienciado em partilha com os mestres e com a presença da câmera, produzindo um material fílmico que acaba por exigir de nós  outra elaboração audiovisual. 


O Boi de Oliveira

Saberes Tradicionais, 28′, 2018

O filme acompanha o percurso do Boi que anuncia a festa de Nossa Senhora do Rosário de Oliveira, MG. Arrastando multidões, entre a devoção e a vibração das ruas, o boi é senhor das encruzilhadas e abre os caminhos para o festejo. O filme foi realizado de modo coletivo entre professores e alunos do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.


Nas Giras do Vento

César Guimarães, Pedro Aspahan, Saberes Tradicionais, 25′, 2020, estreia

Mestra dos pontos cantados da umbanda, liderança quilombola e zeladora do Centro Espírita Caboclo Pena Branca, em Ubá, Maria Luiza Marcelino vai ao encontro de seus ancestrais que jazem próximos aos escombros de uma antiga fazenda escravocrata. Lá, ela cria, de improviso, um ritual, entre cantos e danças, numa gira entre as gerações e as diferentes temporalidades. Ela abre os caminhos e Iansã vem nos saudar.


Makota Valdina

César Guimarães, Pedro Aspahan, Saberes Tradicionais, 52′, 2019

Makota Valdina, liderança do Terreiro Nzo Onimboya, em Salvador, foi figura central na história brasileira das lutas em defesa das religiões de matriz africana, dos direitos das mulheres e das populações negras desde a década de 1970. Ela esteve conosco no curso “Políticas da terra”, em 2018. Nesse filme,  ela conta um pouco da sua história de vida e fala da relação entre a natureza, os inquices e a cura.  Ela adentra a mata  em busca de uma planta chamada de pindaíba ou quebra-feitiço, cujo nome popular liga-se à dijina de Valdina – Zimewanga – aquela que  “tira o sofrimento” e “desfaz o feitiço que se abate sobre alguém”.  Ao final, os Caboclos chegam para nos ajudar a tratar da saudade que ela nos deixou. 

RETRATOS
DOCUMENTÁRIOS
CANTOS