O coletivo SUStenta UFMG promove, como parte da programação do Novembro Negro, o minicurso Yalodês do cuidado: como mulheres negras e indígenas protagonizam práticas do cuidado desde a ancestralidade até os dias atuais. A atividade será realizada nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, às 19h, no canal da Rede SUStenta no YouTube, com tradução simultânea em libras. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo Sympla. Haverá lista de presença para emissão de certificado.

O minicurso debaterá os avanços na luta política e o reconhecimento do protagonismo de mulheres negras nas mais variadas profissões, funções, práticas de cuidado e de cura desde a ancestralidade até os dias atuais.

Yalodê, palavra iorubá, significa “dona do grande poder feminino” e representa a proposta de homenagear as mulheres negras que seguem cuidando do Brasil. A formação é direcionada a mães, avós, mestras, líderes comunitárias, técnicas de enfermagem, de odontologia e de nutrição, agentes comunitárias de saúde, cuidadoras, diaristas, enfermeiras, nutricionistas, médicas, fisioterapeutas, psicólogas e demais interessadas.

Novembro Negro
Novembro é o mês da consciência negra, momento de reflexão sobre temas como racismo, inclusão e pertencimento. Desde 2018, instâncias, entidades e coletividades da UFMG confluem esforços para a construção de uma agenda única de eventos. O objetivo principal é promover o senso de pertencimento à Universidade, celebrando a negritude e impulsionando reflexões acerca das relações raciais em intersecção com outras dimensões identitárias.

Com o tema Corpos e vozes que se afirmam, a edição 2021 do Novembro Negro promove reflexões sobre a importância de se consolidar e ampliar ações afirmativas de acesso e permanência nas universidade públicas do país, visibilizando a presença de pessoas negras e evidenciando a pluralidade do ambiente acadêmico.

Descrição Imagem
Identidade visual da edição 2021 do Novembro NegroCriação Cedecom