Data: 25 de novembro

Local: Faculdade de Educação da UFMG

Bibliografia Viva: Educação e Movimentos na obra de Luiz Alberto Oliveira Gonçalves O “Bibliografia Viva” deste mês(25/11) homenageia o professor Luiz Alberto Oliveira Gonçalves. O programa vai ao ar na quinta-feira, dia 25 de novembro, às 19h, no YouTube, no canal da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – https://youtu.be/NQU99uMSoJc. O bate-papo descontraído sobre o educador será conduzido pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP), que terão como convidados: Natalino Neves da Silva (UFMG), Petronilha Beatriz G. e Silva (UFScar), Sandra de Fátima Pereira Tosta (UFOP) e Vanessa R Eleutério Miranda (UFMG). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar as reflexões dos seis pesquisadores sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE. Luiz Alberto cresceu cercado pelas lutas do movimento negro e principalmente na busca pelo acesso da população negra a educação. Quando entrou na universidade se deparou com a falta de debates antirracistas, e como acadêmico se dedicou às questões étnico-raciais, principalmente para a pós-graduação, sendo um dos pioneiros a levar as discussões sobre negritude e educação para academia. A trajetória acadêmica de Luiz Alberto Oliveira Gonçalves é marcada pela cultura negra associada com temáticas educacionais. Assim, o pesquisador é autor de importantes obras que são base para o debate das questões étnico-raciais e dos movimentos sociais, estando entre elas os livros A Síndrome do Medo Contemporâneo e a Violência na Escola e O Jogo das Diferenças. Durante anos, e até hoje, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves atuou dentro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação, a ANPEd, onde pode construir diversos debates sobre a negritude e cultura afro-brasileira. Ajudou a criar o GT 21 – Educação e Relações Étnico-Raciais da associação. Durante o ano de 2002 foi membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Fundação Palmares e durante os anos de 2003 e 2004 ocupou a Secretaria de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves com suas contribuições ajudou nos debates em torno das políticas de ações afirmativas de acesso às universidades. Durante os anos de sua atuação contribuiu de forma efetiva dentro dos conselhos da Universidade Federal de Minas Gerais, onde colaborou para a democratização da universidade e nos debates em torno das relações étnico-raciais. Atualmente, Luiz Alberto é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado e Doutorado em Educação do Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Onze de Novembro/Angola. Assim, desde de muito tempo, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, vem construindo a defesa da igualdade racial e as lutas antirracistas e deixou um enorme legado no campo da educação e dos movimentos sociais. Bibliografia Viva Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) – 1822/2022, das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG e da Rede Comunica Educação. O programa já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05), Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06), Janete M. Lins de Azevedo (29/07), Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (26/08), Osmar Fávero (30/09), Nicanor Palhares Sa (28/10) e nesta próxima quinta (25/11) o homenageado será o prof. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves.