Data: 24 de novembro

Local: Canal do Youtube da AGB SLBH

Este é um Seminário desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Geografias em Perspectivas Negras por meio da Associação de Geógrafos/as Brasileiros/as (AGB) da seção local Belo Horizonte. Uma atividade que reúne docentes negros/as de Universidades Públicas brasileiras com o apoio do Sind-Rede BH, Coletivo Ações Afirmativas e D.A Willian Rosa (IGC/UFMG). São ao todo 5 encontros que estão ocorrendo mensalmente desde o mês de Agosto/2021.

A ementa deste encontro de número 4 é a seguinte: A Necropolítica enquanto projeto racial inventado pela branquitude tem promovido, desde a criação das primeiras universidades no Brasil, a morte de determinados conhecimentos (epistemicídios), quanto dos sujeitos ligados a estes conhecimentos. E isso tem impactado, de sobremaneira, imaginários sobre as identidades e espacialidades, em especial, sobre a produção social do espaço urbano brasileiro e o mesmo na ciência geográfica. Cabe re-conhecer experiências políticas e de pesquisa que buscam descolonizar esse problema espacial ao se posicionarem pela superação do racismo e visibilidade das lutas antirracistas no Brasil, a exemplo, a experiência urbana da Pequena África na cidade do Rio de Janeiro. Ver texto-base disponível no ato da inscrição.

Necropolitica