Universidade Federal de Minas Gerais

Molécula de ação antitumoral mais seletiva patenteada nos EUA é destaque em nova edição do Boletim

segunda-feira, 26 de junho de 2017, às 6h47

BOLETIM%201983%20capa.jpg Moléculas de ação antitumoral mais seletiva – que atacam as células cancerosas, preservando as sadias – foram desenvolvidas por grupo de pesquisadores do Departamento de Química da UFMG. A descoberta, que resultou no depósito de uma patente internacional no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, é o destaque da edição 1983 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com o seguinte conteúdo em sua versão digital.

Hora de recredenciar
Comissão do Inep chegará à UFMG no fim de julho para avaliar ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e qualidade do corpo docente.

Em busca de um lugar ao sol
Em artigo, grupo de pesquisadores analisa como o clima influencia a distribuição de serpentes na Mata Atlântica.

Seletividade contra o câncer
Grupo de pesquisa do Departamento de Química desenvolve moléculas com potencial antitumoral que podem gerar fármacos menos nocivos ao ser humano.

Aprendendo a expor
Mostra Deriva reunirá, a partir do dia 30, obras de estudantes da EBA.

O lugar de onde pensamos
Em livro lançado pela Editora UFMG, Didi-Huberman aborda a trajetória de Bertolt Brecht por meio das imagens que o poeta colecionou durante a Segunda Guerra Mundial.

Acontece
O blog UFMG 90 anos, produzido em parceria com o Portal Uai, do grupo Diários Associados, veicula conteúdo relativo às celebrações das nove décadas de fundação da Universidade.

Opinião

Vida vigilante
Em artigo, o mestrando Mateus Aparecido de Faria, da Fundação Oswaldo Cruz, discute as implicações do padrão referenciado na heteronorma.