Notícias

Mudança no Qualis-periódicos

Wednesday, 06 de November de 2024, às 10:26

O Qualis-periódico, criado no anos 2000 pela CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu terá nova sistemática de avaliação a partir de 2025.

O processo avaliativo vai focar na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. Essa mudança ocorrerá no quadriênio de 2025 a 2028 e será concluída em 2029.

A proposta, aprovada no último mês pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) apresenta três procedimentos que poderão ser combinados, a depender do que definirem os representantes de cada área do conhecimento da CAPES.

No primeiro procedimento ainda serão levados em conta os indicadores bibliométricos da revista em que o artigo é publicado, como as citações. Mas a classificação vai recair sobre o artigo, porém eles receberão avaliação com base no desempenho do periódico.

No segundo procedimento será possível combinar elementos quantitativos do artigo, como índice de citação e indicadores alternativos (altimétricos), como menções em redes sociais, número de downloads, valorizando revistas de acesso aberto e de relevância nacional como as indexadas na SciELO.

No terceiro procedimento o foco estará na avaliação qualitativa de cada artigo observando sua contribuição científica e impacto teórico. Os artigos receberão conceitos numa escala de muito bom, bom, regular, fraco e insuficiente.

No primeiro e no segundo procedimento os artigos serão classificados em oito níveis. Os documentos orientadores, com detalhes de cada procedimento, deverá ser publicado pela CAPES em março de 2025.

 

 Carla Oliveira