Periódicos

Aqui estão listados os periódicos científicos hospedados no sistema de gerenciamento de publicações periódicas disponibilizado pela Administração Central da UFMG.

Em 19 de setembro de 2019, a Política de Periódicos da UFMG foi instituída pela Resolução 08/2019, a qual passou a ser monitorada pelo Comitê Gestor do Portal de Periódicos (COGEPPE), criado pela Resolução 09/2019. Em breve o Comitê Gestor irá elaborar novos Critérios de Entrada e Permanência, o que provavelmente irá alterar o conjunto de periódicos incluído no Portal.

Ordenar por: ordem alfabética

Busca por:
  • Unidade:

    BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA CENTRO PEDAGÓGICO COLÉGIO TÉCNICO ESCOLA DE ARQUITETURA ESCOLA DE BELAS ARTES ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESCOLA DE ENGENHARIA ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE VETERINÁRIA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS FACULDADE DE DIREITO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACULDADE DE FARMÁCIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE LETRAS FACULDADE DE MEDICINA FACULDADE DE ODONTOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO TEATRO UNIVERSITÁRIO OUTROS
  • Área do Conhecimento:

    CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIA EXATAS E DA TERRA CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ENGENHARIAS LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES OUTROS



Periódico semestral dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos.
    
Periódico trimestral publicado ininterruptamente desde 1964. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia, visa a promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia, e áreas afins, aceitando artigos originais de pesquisa básica e aplicada.
    
Publicação quadrimestral vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Tem interesse na publicação de artigos inéditos nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas.
    
Periódico semestral de iniciativa do corpo discente de Filosofia da UFMG. A revista tem por finalidades: proporcionar um espaço para publicação de produção intelectual e divulgação de pesquisas na área de filosofia e propiciar, por meio da publicação de textos, a reflexão e o debate acerca de temas de relevância filosófica.
    
Publicação semestral vinculada ao Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da FAFICH que busca viabilizar um espaço de aproximação e interação entre pesquisadores que trabalham com esta temática. A revista aborda tanto questões teórico-metodológicas quanto estudos de caso em Arqueologia Histórica Latino-Americana.
    
Periódico quadrimestral que publica artigos de pesquisa inéditos de interesse ao campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza, da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público das licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.
    
Periódico semestral, define o seu perfil editorial a partir das linhas de pesquisa vigentes no Departamento de Geografia da UFMG. Temáticas correlatas, originárias do interior da ciência geográfica, também são de interesse do periódico, assim como outras temáticas originárias do contato da Ciência Geográfica com os demais campos do saber são, também, de interesse da Geografias.
    
Publicação quadrimestral que tem como objetivo favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo Trabalho e Educação e de diversas áreas de conhecimento e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional, além de estimular os vínculos destes campos de pesquisa com a sociedade civil.
    
Revista editada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Lazer da UFMG, de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.
    
Periódico semestral do Instituto de Ciências Biológicas que publica artigos originais de pesquisas que lidam com as áreas da biogeografia, conservação, ecologia, evolução, sistemática e taxonomia de organismos de regiões tropicais e ecossistemas relacionados. Os manuscritos podem ser publicados como artigos completos ou comunicações breves.
    
Revista eletrônica semestral pertencente ao Departamento de Psicologia - FAFICH/UFMG e ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Surge como um espaço de debate sobre memória e história no campo da Psicologia, suas especificidades e relações.
    
Periódico científico semestral editado pelo Centro Acadêmico de Psicologia da FAFICH - UFMG. Tem por objetivo incentivar a produção científica na graduação, servindo como amplo espaço de visibilidade das diversas abordagens, métodos, teorias e intervenções em Psicologia. Preza por um corpo editorial formado por alunos de graduação e um conselho consultivo formado por professores-pesquisadores.
    
Publicação eletrônica semestral fundada por iniciativa de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. O principal objetivo é divulgar pesquisas de pós-graduandos, nacionais e internacionais, no âmbito da Filosofia e áreas afins, promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores por meio de artigos, resenhas, traduções e entrevistas.
    
Periódico semestral que objetiva publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música. Eventualmente, PER MUSI publica partituras, resenhas e entrevistas relacionadas à pesquisa em Música. A submissão de trabalho é contínua, ao longo de todo o ano.
    
Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes – EBA, de publicação eletrônica e impressa semestralmente. A revista tem caráter científico e acadêmico com interesse na publicação de artigos inéditos vinculados às linhas e/ou grupos de pesquisa da EBA, considerando a área de concentração do Programa Arte e Tecnologia da Imagem.
    
Publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL), sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a produção científica nacional e internacional sobre o Lazer e temas afins.
    
Publicação semestral vinculada ao Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências da UFMG e objetiva a divulgação de produção científica original, de interesse amplo, relacionada às Geociências. A Geonomos publica artigos, discussões, notas técnicas e científicas de cunho geocientífico.
    
Publicação semestral, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais, destinada a estimular a produção de conhecimentos científicos de graduandos e promover o debates sobre os temas de interesse das Ciências Sociais. É uma iniciativa de estudantes da UFMG e tem abrangência ampla e plural no que diz respeito a posições científicas e político-ideológicas.
    
Periódico semestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialogam, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituído por alunos de pós-graduação de todo o Brasil e também do exterior.
    
Publicação semestral editada pela Biblioteca Universitária da UFMG, voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento teórico e prático em Biblioteconomia e Ciência da Informação, além de temas pertinentes às bibliotecas universitárias.
    
Publicação semestral da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, que tem como objetivo principal abordar temáticas específicas numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.
    
Publicação semestral do GIZ – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG. Destina-se à publicação de artigos originais, resultados de pesquisas, relatos de experiências relativos à docência no ensino superior e entrevistas. Tem como missão constituir-se em mais um espaço e fórum de debates relacionados à docência no ensino superior no contexto das inovações em metodologias e tecnologias de ensino.
    
Periódico semestral que busca a preservação da memória e a promoção do conhecimento, através de publicação de pesquisas científica nos campos da arqueologia, botânica, cartografia, museologia, dentre outras, realizadas pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
    
Publicação semestral, tem como foco o fomento de pesquisas em Ciências do Estado, sendo um espaço de divulgação de conteúdos relacionados às temáticas que envolvem o estudo - em aspectos filosóficos, históricos, problematizantes, teóricos ou práticos - do Estado, da Política, da Gestão Pública e da Governança Social. A REVICE pretende estimular os alunos de graduação e pós-graduação a formarem suas capacidades de pesquisa na área.
    
Periódico quadrimestral, de fluxo contínuo, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG, que tem como objetivo atender a publicação de pesquisas sobre os estudos esportivos relacionados aos estudos da linguagem, das artes, do lazer, da memória e da cultura.
    
Publicação anual de conteúdo acadêmico revisado por pares do Laboratório de Estudos Territoriais (Leste) do Instituto de Geociências da UFMG. O foco principal da publicação é divulgar importantes pesquisas científicas originais nas áreas das geociências e dos estudos territoriais, bem como notícias relacionadas a políticas científicas e outros assuntos de interesse a pesquisadores ou que tenham implicações para a geociências e geotecnologias.
    
Financiado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) e vinculado ao Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), tem como objetivo principal a divulgação e o debate de textos clássicos e contemporâneos ancorados no “universo da teoria marxista”. Admite abordagens teóricas e práticas tratando de situações específicas da realidade social. Submissões aceitas a partir da titulação de graduando.
    
Promotes scholarly research in the historiography of science and chronicles its history and criticism. Although historiography of science is a sub-discipline of History, we construe this subject broadly to include analysis of the historiography of science produced by history of science, philosophy of science and related disciplines.
    
Políticas Públicas, Comunicação e Governança Informacional