Periódicos

No Portal de Periódicos da UFMG estão listados 62 periódicos científicos atualmente. Você pode acessar o conteúdo de todas as revistas, de forma gratuita, por meio dos site relacionados abaixo:

Ordenar por: ordem alfabética

Busca por:
  • Unidade:

    BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA CENTRO PEDAGÓGICO COLÉGIO TÉCNICO ESCOLA DE ARQUITETURA ESCOLA DE BELAS ARTES ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESCOLA DE ENGENHARIA ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE VETERINÁRIA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS FACULDADE DE DIREITO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACULDADE DE FARMÁCIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE LETRAS FACULDADE DE MEDICINA FACULDADE DE ODONTOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO TEATRO UNIVERSITÁRIO OUTROS
  • Área do Conhecimento:

    CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIA EXATAS E DA TERRA CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ENGENHARIAS LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES OUTROS



Periódico quadrimestral mantido pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG desde 1993. Visa a fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais.
    
Periódico bimestral da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, editado pela FEPMVZ Editora. O periódico destina-se à publicação de trabalhos científicos sobre temas de medicina veterinária, zootecnia, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal e áreas afins.
    
Periódico semestral dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos.
    
Periódico trimestral publicado ininterruptamente desde 1964. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia, visa a promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia, e áreas afins, aceitando artigos originais de pesquisa básica e aplicada.
    
Publicação quadrimestral vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Tem interesse na publicação de artigos inéditos nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas.
    
Publicação semestral do Núcleo Walter Benjamin, sediado na Faculdade de Letras da UFMG, que busca contribuir para o diálogo acadêmico sobre a obra de Walter Benjamin e temas afins.
    
Periódico técnico-científico trimestral da Escola de Veterinária da UFMG em convênio com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais. Sua missão é publicar assuntos de interesse imediato para profissionais e estudantes e seu conteúdo é oriundo da produção técnica e didática de professores, alunos, pesquisadores e outros profissionais de ciências agrárias.
    
Periódico semestral mantido pela Faculdade de Letras da UFMG desde 1981. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Línguas e Literaturas Românicas. Ao final do primeiro semestre de cada ano é publicado um número dedicado a estudos literários e ao final do segundo semestre um número dedicado a estudos linguísticos.
    
Periódico quadrimestral vinculado ao Departamento de Psicologia da FAFICH que publica textos dedicados às construções clínicas no campo da Saúde Mental em consonância com as referências teóricas que orientam esta prática.
    
Publicação científica semestral conjunta da Escola de Engenharia da UFMG, Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Seu principal objetivo é divulgar a produção científica, através da publicação de artigos de pesquisadores na área da Engenharia Civil.
    
Periódico quadrimestral vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da FACE. Objetiva publicar e divulgar pesquisas teóricas e aplicadas para fomentar o conhecimento na área de Contabilidade, Controladoria e Finanças.
    
Periódico semestral de iniciativa do corpo discente de Filosofia da UFMG. A revista tem por finalidades: proporcionar um espaço para publicação de produção intelectual e divulgação de pesquisas na área de filosofia e propiciar, por meio da publicação de textos, a reflexão e o debate acerca de temas de relevância filosófica.
    
Publicação semestral vinculada ao Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da FAFICH que busca viabilizar um espaço de aproximação e interação entre pesquisadores que trabalham com esta temática. A revista aborda tanto questões teórico-metodológicas quanto estudos de caso em Arqueologia Histórica Latino-Americana.
    
Publicação semestralmente em conjunto pelos programas de pós-graduação em Comunicação e Antropologia da Fafich. A Revista procura associar os estudos do cinema ao domínio das Humanidades, em busca de uma interlocução entre as diferentes abordagens que tratam a escritura do filme em sua relação com as múltiplas formas de vida.
    
Periódico semestral exclusivamente virtual e vinculado ao Grupo de Pesquisa Marxologia – Filosofia e Estudos Confluentes da UFMG. O propósito de Verinotio é difundir produções teóricas e estabelecer intercâmbio entre grupos de pesquisas e investigadores individuais que atuem no campo do marxismo, do humanismo e de concepções filosóficas afins e que desenvolvam reflexões críticas.
    
Publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAE) que tem como objetivo divulgar conhecimentos científicos produzidos no campo da Educação. Publica artigos inéditos que trazem uma efetiva contribuição para o avanço da pesquisa educacional.
    
Periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da FALE-UFMG, dedicado a divulgar produções e pesquisas nas áreas de Estudos Literários e de Artes. A revista aceita submissões de textos que contemplem as áreas de Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
    
Periódico quadrimestral que publica artigos de pesquisa inéditos de interesse ao campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza, da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público das licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.
    
Publicação quadrimestral vinculada ao Departamento de História da UFMG que privilegia a publicação de artigos de História, visando constituir-se em um lócus de diálogo internacionalizado e multicultural de pesquisadores das várias áreas do conhecimento histórico. Varia Historia é uma expressão latina por meio da qual a revista deseja se afirmar como um veículo para a diversidade e variedade da historiografia contemporânea.
    
Periódico científico quadrimestral do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Busca fomentar, propagar e contribuir para os estudos organizacionais em uma ótica não-funcionalista.
    
Publicação semestral vinculada a Escola de Arquitetura, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais, abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.
    
Periódico semestral, define o seu perfil editorial a partir das linhas de pesquisa vigentes no Departamento de Geografia da UFMG. Temáticas correlatas, originárias do interior da ciência geográfica, também são de interesse do periódico, assim como outras temáticas originárias do contato da Ciência Geográfica com os demais campos do saber são, também, de interesse da Geografias.
    
Periódico on-line, publicado semestralmente pelas universidades federais sediadas no Estado de Minais Gerais que possuem curso de Psicologia. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia, publicando trabalhos originais na forma de relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência, resenhas e notas técnicas referentes ao campo da Psicologia e áreas afins.
    
Revista eletrônica com publicação quadrimestral, editorada pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Sua missão é a divulgação de trabalhos acadêmicos, científicos e técnicos ligados à gestão, bem como sua reflexão no contexto da sociedade contemporânea.
    
Publicação quadrimestral que tem como objetivo favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo Trabalho e Educação e de diversas áreas de conhecimento e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional, além de estimular os vínculos destes campos de pesquisa com a sociedade civil.
    
Periódico semestral do Departamento de Filosofia da UFMG e tem como objetivo principal publicar artigos em Filosofia ou que tenham relevância filosófica, assim como fazer um intercâmbio de publicações de textos filosóficos de pesquisadores do Brasil e do exterior.
    
Publicação semestral da área de Teatro da EBA/UFMG. Destina-se a publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas relativas ao ensino do Teatro em submissão contínua. Recebe e publica, mediante avaliação, resumos expandidos sobre projetos, grupos e centros de pesquisa, para divulgação.
    
A publicação tem periodicidade quadrimestral e é de responsabilidade da Faculdade de Medicina da UFMG, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde. Tem por objetivos publicar trabalhos técnicos e científicos da área, elaborados por autores nacionais e estrangeiros, desde que atendam às normas de publicação.
    
Revista editada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Lazer da UFMG, de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.
    
Periódico semestral do Instituto de Ciências Biológicas que publica artigos originais de pesquisas que lidam com as áreas da biogeografia, conservação, ecologia, evolução, sistemática e taxonomia de organismos de regiões tropicais e ecossistemas relacionados. Os manuscritos podem ser publicados como artigos completos ou comunicações breves.
    
Revista eletrônica semestral pertencente ao Departamento de Psicologia - FAFICH/UFMG e ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Surge como um espaço de debate sobre memória e história no campo da Psicologia, suas especificidades e relações.
    
Periódico científico semestral editado pelo Centro Acadêmico de Psicologia da FAFICH - UFMG. Tem por objetivo incentivar a produção científica na graduação, servindo como amplo espaço de visibilidade das diversas abordagens, métodos, teorias e intervenções em Psicologia. Preza por um corpo editorial formado por alunos de graduação e um conselho consultivo formado por professores-pesquisadores.
    
Revista eletrônica, com publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à área de Ciência da Informação – abrangendo prioritariamente a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, produzidos por alunos da graduação.
    
Periódico semestral mantido pela Faculdade de Letras da UFMG que publica artigos científicos, resenhas e ensaios tendo como temática a relação interdisciplinar entre linguagem e tecnologias digitais. Busca fomentar a produção científica na área de Estudos de Linguagem, em especial análise, prática e ensino de produção textual com uso de novas tecnologias livres, além de estudos sobre documentação e divulgação de software livre.
    
Revista quadrimestral editada pelo Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Criada em 1990, publica artigos e resenhas de Economia Teórica e Aplicada e áreas afins. Seguindo a tradição acadêmica do departamento, Nova Economia adota uma orientação pluralista, abrindo-se às diferentes correntes de pensamento econômico e orientações de pesquisa.
    
Periódico semestral mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2008. Publica artigos científicos tendo como temática culturas e literaturas da Antiguidade e da Idade Média. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área.
    
Periódico semestral mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1982. Tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Brasileira, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos.
    
Publicação eletrônica semestral fundada por iniciativa de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. O principal objetivo é divulgar pesquisas de pós-graduandos, nacionais e internacionais, no âmbito da Filosofia e áreas afins, promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores por meio de artigos, resenhas, traduções e entrevistas.
    
Periódico semestral que objetiva publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música. Eventualmente, PER MUSI publica partituras, resenhas e entrevistas relacionadas à pesquisa em Música. A submissão de trabalho é contínua, ao longo de todo o ano.
    
Publicação trimestral da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Divulga relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas em Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins.
    
Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes – EBA, de publicação eletrônica e impressa semestralmente. A revista tem caráter científico e acadêmico com interesse na publicação de artigos inéditos vinculados às linhas e/ou grupos de pesquisa da EBA, considerando a área de concentração do Programa Arte e Tecnologia da Imagem.
    
Periódico trimestral que objetiva publicar e divulgar, por meio eletrônico e impresso, pesquisas teóricas e aplicadas para fomentar o conhecimento na área de Administração, Administração Hospitalar e o setor da Saúde.
    
Publicação continuada, técnico-científica, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais que tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido em Enfermagem e áreas correlatas, abrangendo a Educação, a pesquisa e a atenção à saúde.
    
Revista anual que objetiva contribuir com a divulgação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos da pós-graduação e da graduação. O volume traz estudos centrados em várias temáticas das duas grandes áreas: a Linguística (teórica, descritiva e aplicada) e os Estudos Literários.
    
Publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL), sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a produção científica nacional e internacional sobre o Lazer e temas afins.
    
Periódico semestral, lançado em 1956, possui linha editorial temático-transdisciplinar. O foco da revista radica-se nos fenômenos sociais do poder e do Estado, que podem ser abordados das mais diversas maneiras, nas áreas da Ciência Política, Teoria do Direito e do Estado, Filosofia Social e do Direito e Economia Política, perpassando conteúdos da Sociologia, da História e da Antropologia.
    
Publicação sem fins lucrativos de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, foi criada em 2001. É um periódico trimestral com avaliação por pares que tem a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada.
    
Publicação semestral que tem como objetivo primordial veicular artigos de colaboradores nacionais e internacionais. Pretende divulgar os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas nas instituições do Brasil, bem como possibilitar o acesso a contribuições, acerca da mais diversas áreas do conhecimento jurídico, realizadas em universidades estrangeiras.
    
Publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras que tem como missão fomentar a produção científica na área de Teoria e Análise Linguística, permitindo aos pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista recebe submissões eletrônicas em fluxo contínuo.
    
Publicação semestral vinculada à Faculdade de Direito que objetiva contribuir para o engrandecimento da cultura jurídica nacional, para a democratização do conhecimento, de acesso público e gratuito, e para o desenvolvimento de novos pesquisadores. O Conselho Científico, responsável pela avaliação dos trabalhos a ela submetidos, é composto por professores ou pesquisadores que tenham a titulação de doutor.
    
Publicação semestral que busca fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos poucos periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.
    
Publicação semestral vinculada ao Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências da UFMG e objetiva a divulgação de produção científica original, de interesse amplo, relacionada às Geociências. A Geonomos publica artigos, discussões, notas técnicas e científicas de cunho geocientífico.
    
Publicação trimestral que possui entre seus objetivos possibilitar e incentivar o intercâmbio e a divulgação do conhecimento médico produzido no Estado de Minas Gerais e outras regiões, constituindo-se em veículo de interação interinstitucional nos âmbitos regional, nacional e internacional.
    
Publicação anual organizada pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG que pretende oferecer um espaço para publicação de trabalhos de alunos da graduação. As publicações consistem em trabalhos relacionados às áreas de Administração, Economia e Relações Econômicas Internacionais.
    
Publicação semestral, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais, destinada a estimular a produção de conhecimentos científicos de graduandos e promover o debates sobre os temas de interesse das Ciências Sociais. É uma iniciativa de estudantes da UFMG e tem abrangência ampla e plural no que diz respeito a posições científicas e político-ideológicas.
    
Periódico semestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialogam, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituído por alunos de pós-graduação de todo o Brasil e também do exterior.
    
Periódico semestral vinculado aos departamentos de Antropologia e Arqueologia, Ciência Política e Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. É destinado a veicular trabalhos teóricos e empíricos sobre temas de interesse das áreas das ciências sociais em suas múltiplas vertentes intelectuais.
    
Publicação semestral editada pela Biblioteca Universitária da UFMG, voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento teórico e prático em Biblioteconomia e Ciência da Informação, além de temas pertinentes às bibliotecas universitárias.
    
Publicação semestral mantida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (Proex/UFMG), dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo universidade/sociedade.
    
Publicação semestral da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, que tem como objetivo principal abordar temáticas específicas numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.
    
Publicação semestral do GIZ – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG. Destina-se à publicação de artigos originais, resultados de pesquisas, relatos de experiências relativos à docência no ensino superior e entrevistas. Tem como missão constituir-se em mais um espaço e fórum de debates relacionados à docência no ensino superior no contexto das inovações em metodologias e tecnologias de ensino.
    
Periódico semestral que busca a preservação da memória e a promoção do conhecimento, através de publicação de pesquisas científica nos campos da arqueologia, botânica, cartografia, museologia, dentre outras, realizadas pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.