Notícias

Sobre os papéis de autoria em periódicos científicos

quinta, 02 de abril de 2020, às 19:33

Como a autoria de uma publicação científica remete a produtividade acadêmica de um pesquisador e em tempos de índices de impacto esse critério tende a ser relevante nos critérios de avaliação.

Refletir sobre a definição de autoria é uma temática relevante aos editores de periódicos científicos e Nassi-CaIò (2018) apresenta 14 categorias para definir as contribuições dos autores na elaboração do manuscrito: 1) conceituação, 2) metodologia, 3) software, 4) validação, 5) análise formal, 6) investigação, 7) recursos, 8) curadoria de dados, 9) escrita – primeira redação, 10) escrita – revisão e edição, 11) visualização, 12) supervisão, 13) administração de projeto e 14) obtenção de financiamento.

A expectativa é que a utilização destas categorias taxônomicas junto aos metadados dos artigos permitam a identificação da contribuição dos autores em seus diferentes papéis. O artigo na íntegra pode ser lido aqui.

 

REFERÊNCIA:

NASSI-CALÒ, L. Critérios de autoria preservam a integridade na comunicação científica [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed 02 April 2020]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/03/14/criterios-de-autoria-preservam-a-integridade-na-comunicacao-cientifica/

 

 

Carla Oliveira –  Bibliotecária