INFORMAÇÕES E CRONOGRAMA PARA SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS ISOLADAS
REQUISITOS
Para solicitar matrícula em disciplinas isoladas, é necessário:
- Existência de vaga na disciplina desejada;
- Aprovação do professor responsável pela disciplina;
- Não ser aluno de cursos de Graduação ou Pós-graduação da UFMG.
AOS INTERESSADOS EM CURSAR DISCIPLINAS ISOLADAS PARA APROVEITAMENTO NO MESTRADO OU DOUTORADO:
Conforme a Resolução Complementar nº 02/2017, de 04 de julho de 2017, que aprova as Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG:
Parágrafo único. O aluno regularmente matriculado que tiver aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas isoladas será obrigado a obter, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) do total dos créditos a serem integralizados, conforme determinado no Regulamento do Curso.
1ª ETAPA – ENVIO DO REQUERIMENTO
Período: 13/08/2025 a 18/08/2025, até 23h59. (Quadro de disciplinas ofertadas em 2025/2)
Forma de envio: Único arquivo PDF para o email ppgit@ufmg.br
Documentação necessária (em formato PDF, único arquivo)
- Requerimento preenchido, assinado e com justificativa no verso;
- Currículo Lattes ou comum (sem necessidade de anexar comprovações);
- Cópias dos seguintes documentos:
- Diploma de Graduação;
- Histórico da Graduação;
- RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Se servidor da UFMG: cópia do último contracheque e autorização da chefia (não há um modelo);
- Se estrangeiro: cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válido.
Sugestão de site para unir os documentos PDF em um único arquivo: https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf
2ª ETAPA – RESULTADO DA SOLICITAÇÃO
Divulgação dos resultados: até 22/08/2025, 23h59.
Forma de comunicação: Lista de aprovados incluída nesta página.
RESULTADO – Divulgado 22/08/2025 – 11h
3ª ETAPA – MATRÍCULA
Prazo: até 25/08/2025, 23h59.
Procedimento: envio do comprovante de pagamento da taxa para ppgit@ufmg.br
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Os requerimentos serão analisados pelos docentes responsáveis pelas disciplinas, levando em consideração a documentação enviada, as justificativas apresentadas e o número de vagas disponíveis.
- As salas em que serão ministradas as disciplinas serão atualizadas quando essa informação estiver disponível.
- O candidato aprovado receberá um único número de matrícula e pagará apenas uma taxa, independentemente da quantidade de disciplinas solicitadas ou do nível acadêmico (graduação ou pós-graduação).
- Caso a disciplina já tenha iniciado antes da efetivação da matrícula, o candidato poderá solicitar permissão ao professor responsável para assistir às aulas enquanto aguarda a regularização.
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DA TAXA (apenas para os aprovados)
- A taxa deve ser paga apenas uma vez por semestre, independentemente do número de disciplinas deferidas e do nível acadêmico (graduação ou pós-graduação).
- Isenção da taxa: servidores ativos e inativos da UFMG (professores e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente) podem solicitar isenção mediante apresentação do último contracheque.
- Atenção: antes de efetuar o pagamento, certifique-se de que sua solicitação foi aprovada. Não haverá reembolso em hipótese alguma.
- Clique aqui para verificar o valor da taxa e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU).
- ❗ Não efetue o pagamento antes da divulgação do resultado da solicitação.
ACESSO À MINHA UFMG E MOODLE
Para ter acesso à MINHA UFMG e Moodle, após receber o seu número de Registro (enviado por email pela secretaria após matrícula na disciplina), o discente de disciplina isolada deve solicitar a sua Carta de NIPs enviando um e-mail para suporte@dti.ufmg.br anexando uma imagem de algum documento de identidade.
SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO
Após o encerramento do período letivo e lançamentos das notas pelo professor responsável certificado poderá ser solicitado diretamente na secretaria do colegiado do curso de pós-graduação.