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Disciplinas Isoladas

INFORMAÇÕES E CRONOGRAMA PARA SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS ISOLADAS

 

REQUISITOS

Para solicitar matrícula em disciplinas isoladas, é necessário:

  • Existência de vaga na disciplina desejada;
  • Aprovação do professor responsável pela disciplina;
  • Não ser aluno de cursos de Graduação ou Pós-graduação da UFMG.

AOS INTERESSADOS EM CURSAR DISCIPLINAS ISOLADAS PARA APROVEITAMENTO NO MESTRADO OU DOUTORADO:

Conforme a Resolução Complementar nº 02/2017, de 04 de julho de 2017, que aprova as Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG:
Parágrafo único. O aluno regularmente matriculado que tiver aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas isoladas será obrigado a obter, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) do total dos créditos a serem integralizados, conforme determinado no Regulamento do Curso.


1ª ETAPA – ENVIO DO REQUERIMENTO

 Período: 13/08/2025 a 18/08/2025, até 23h59. (Quadro de disciplinas ofertadas em 2025/2)
 Forma de envio: Único arquivo PDF para o email ppgit@ufmg.br
 Documentação necessária (em formato PDF, único arquivo)

  • Requerimento preenchido, assinado e com justificativa no verso;
  • Currículo Lattes ou comum (sem necessidade de anexar comprovações);
  • Cópias dos seguintes documentos:
    • Diploma de Graduação;
    • Histórico da Graduação;
    • RG e CPF;
    • Comprovante de endereço;
  • Se servidor da UFMG: cópia do último contracheque e autorização da chefia (não há um modelo);
  • Se estrangeiro: cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válido.

Sugestão de site para unir os documentos PDF em um único arquivo: https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf


2ª ETAPA – RESULTADO DA SOLICITAÇÃO

 Divulgação dos resultados: até 22/08/2025, 23h59.
 Forma de comunicação: Lista de aprovados incluída nesta página.

 RESULTADO – Divulgado 22/08/2025 – 11h


3ª ETAPA – MATRÍCULA

 Prazo: até 25/08/2025, 23h59.
 Procedimento: envio do comprovante de pagamento da taxa para ppgit@ufmg.br


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Os requerimentos serão analisados pelos docentes responsáveis pelas disciplinas, levando em consideração a documentação enviada, as justificativas apresentadas e o número de vagas disponíveis.
  • As salas em que serão ministradas as disciplinas serão atualizadas quando essa informação estiver disponível.
  • O candidato aprovado receberá um único número de matrícula e pagará apenas uma taxa, independentemente da quantidade de disciplinas solicitadas ou do nível acadêmico (graduação ou pós-graduação).
  • Caso a disciplina já tenha iniciado antes da efetivação da matrícula, o candidato poderá solicitar permissão ao professor responsável para assistir às aulas enquanto aguarda a regularização.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DA TAXA (apenas para os aprovados)

  • A taxa deve ser paga apenas uma vez por semestre, independentemente do número de disciplinas deferidas e do nível acadêmico (graduação ou pós-graduação).
  • Isenção da taxa: servidores ativos e inativos da UFMG (professores e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente) podem solicitar isenção mediante apresentação do último contracheque.
  • Atenção: antes de efetuar o pagamento, certifique-se de que sua solicitação foi aprovada. Não haverá reembolso em hipótese alguma.
  •  Clique aqui para verificar o valor da taxa e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU).
  • ❗ Não efetue o pagamento antes da divulgação do resultado da solicitação.

ACESSO À MINHA UFMG E MOODLE

Para ter acesso à MINHA UFMG e Moodle, após receber o seu número de Registro (enviado por email pela secretaria após matrícula na disciplina), o discente de disciplina isolada deve solicitar a sua Carta de NIPs enviando um e-mail para suporte@dti.ufmg.br anexando uma imagem de algum documento de identidade.


SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO

Após o encerramento do período letivo e lançamentos das notas pelo professor responsável certificado poderá ser solicitado diretamente na secretaria do colegiado do curso de pós-graduação.