.

Resultados do Outlab apontam oportunidades da conexão universidade e empresas

O programa Outlab aproxima pesquisadores do mercado para a formação de parcerias com foco na geração de novas soluções para a sociedade.

Iniciativa pioneira de aceleração de negócios exclusiva para laboratórios de ciência, ensino e inovação, o programa Outlab aproxima pesquisadores do mercado para a formação de parcerias com foco na geração de novas soluções para a sociedade. Realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o Outlab amplia o potencial dos centros de pesquisa e impulsiona interações entre Universidade e empresa.

“Em uma imersão de dez semanas, pesquisadores e integrantes dos laboratórios tiveram acesso a conteúdos especializados sobre todos os processos que envolvem um negócio, como planejamento, marketing, vendas, ferramentas de relacionamento com parceiros”, explica o diretor da Fundep, Ramon Azevedo. Na primeira edição, 25 laboratórios da UFMG participaram da aceleração para expansão de suas áreas comerciais e se conectaram com grandes empresas. “Ao longo do primeiro ciclo, foram mais de 380 prospecções, 50 processos de negociação, 50 propostas fechadas e foram movimentados cerca de R$ 1 milhão em contratos firmados com empresas dos segmentos de farmácia, indústria, mineração, educação e saúde”, revela Ramon, complementando: “Os benefícios são para todas as partes: as empresas recebem a tecnologia e o conhecimento dos institutos acadêmicos e científicos e os laboratórios recebem recursos privados como mais uma alternativa de financiamento para avançar com as pesquisas”. Para o pró-reitor de pesquisa da UFMG, prof. Mario Fernando Montenegro Campos: “A excelência acadêmica fomenta a indústria e o Outlab é uma oportunidade para auxiliar os pesquisadores nesta transformação do conhecimento em desenvolvimento”.

Fonte: ctit – ufmg