.

Grupo de pesquisa do PPGIT publica artigo analisando políticas públicas voltadas para pilhas a combustível

Grupo de pesquisa do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica teve o artigo publicado na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews.

Um dos grupos de pesquisa do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica teve o artigo intitulado “Solid oxide fuel cell technology paths: National innovation system contributions from Japan and the United States” publicado na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews. No artigo, os autores analisam 4889 patentes depositadas entre os anos de 1985 e 2016 referentes as tecnologias de pilha a combustível de óxido sólido – dispositivos eletroquímicos capazes de gerar eletricidade a partir de combustíveis como o hidrogênio.

A análise foi embasada em fundamentos teóricos dos sistemas nacionais de inovação, focando em dois países líderes do desenvolvimento dessa tecnologia, Estados Unidos e Japão. Dentre os resultados destacam-se a narrativa histórica pautada na evolução cronológica das patentes, as diferenças nas classificações setoriais dos depositantes das patentes e distinto direcionamento tecnológico promovido por cada nação. À luz teórica dos sistemas nacionais de inovação, os autores discutem como as instituições e pré-condições existentes em cada um dos países favoreceram diferentes trajetórias de desenvolvimento da mesma tecnologia.

Políticas públicas elaboradas dentro dos contextos específicos de cada país refletem uma relação estrita entre políticas industriais para desenvolvimento de tecnologias anteriores e tecnologias subsequentes. Os autores puderam concluir que os sistemas nacionais de inovação tem um papel fundamental em definir diretrizes do desenvolvimento tecnológico.

Informações da publicação:
Título: Solid oxide fuel cell technology paths: National innovation system contributions from Japan and the United States
DOI: https://doi.org/10.1016/j.rser.2020.109879
Autores: Marina Domingues Fernandes, Victor Bistritzki, Rosana Zacarias Domingues, Tulio Matencio, Marcia Rapini, Rubén Dario Sinisterra.
Revista: Renewable and Sustainable Energy Reviews