.

PRIMEIRA DEFESA DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG: ENTREVISTA À PRIMEIRA FORMANDA

No dia 04 de junho de 2020 aconteceu a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG. A defesa realizada pela a aluna Karla Rocha Liboreiro teve como objetivo investigar a interação universidade-empresa (IUE) em biotecnologia a partir da infraestrutura de pesquisa, da qualificação da equipe dos laboratórios universitários de pesquisa e dos incentivos locais à IUE nos contextos norte-americano e brasileiro.

A aluna relatou que teve, durante o seu doutoramento (2016-2020), diversas oportunidades de aprendizado e troca de experiências, uma vez que o programa possibilitou contato com excelentes professores e orientadores, além do acesso à instituições de ensino e pesquisa de excelência global. Dentro do objetivo do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG, que é formar doutores com visão crítica e domínio sólido do estado da arte nas principais áreas que sustentam a Inovação tecnológica, as disciplinas realizadas no programa contribuíram para o aprendizado teórico e prático em Inovação. A abordagem multidisciplinar do programa foi, com certeza, um diferencial muito positivo. A aluna recorda algumas oportunidades, como a organização do “Inovação em Pauta” da UFMG, do primeiro livro do Programa de doutorado: “Delfos – Casos Práticos de Inovação” e a realização de estágio docente na disciplina “OPEI – Oficina de Projetos e Empreendedorismo e Inovação” da UFMG.

Karla ainda relata que, durante o estágio internacional e doutorado sanduíche (2018-2019), ela pôde realizar parte da pesquisa na University of California Berkeley, uma das mais inovadoras e empreendedoras universidades do mundo. Sua pesquisa foi realizada em parceria com o Sutardja Center for Entrepreneurship & Technology do Departamento de Engenharia Industrial. Uma das coisas que mais a surpreendeu foi o acesso a professores e pesquisadores renomados em inovação, como o prof. Henry Chesbrough e o prof. Henry Etzkowitz.

Ela acredita que seu trabalho contribuiu para a literatura e pesquisas sobre Interação Universidade-empresa e Inovação, principalmente nas áreas de Biotecnologia, Administração e Economia. Sabe-se que as universidades contribuem para a inovação industrial e o desenvolvimento regional pelos resultados de sua pesquisa nos laboratórios da universidade. Neste sentido, um dos diferenciais da pesquisa foi investigar, do ponto de vista dos laboratórios de pesquisa universitários, como os fatores de infraestrutura física, equipamentos e recursos humanos e incentivos à interação universidade-empresa influenciam na interação com empresas. Os resultados apresentaram diferentes arranjos de interação com empresas de acordo com cada contexto e Sistema Nacional de Inovação. Esta pesquisa pode contribuir ainda, para a geração de Políticas Públicas de fomento a inovação via interação com empresas.

Enfim, ela aproveita para deixar alguns agradecimentos para as suas orientadoras, para o coordenador do curso e seus colegas do programa.

Agradecimentos

Às orientadoras

Professoras Dra. Ariane Corradi e Dra. Márcia Rapini, eu gostaria de agradecer por toda a orientação, suporte e conhecimento que me passaram. Obrigada por me guiarem de forma tão cuidadosa, atenta e detalhada nesse processo de doutoramento. Agradeço por ter tido neste doutorado na UFMG orientadoras como vocês, de elevada qualificação e excelência metodológica, que com zelo e gentileza me mostraram o que é fazer pesquisa e como tratar dados e transformá-los em informações relevantes e úteis para a sociedade. Muito obrigada por todos os ensinamentos e pela contribuição na minha formação como pesquisadora e professora.

Ao coordenador do curso e a secretaria do doutorado

Professor Dr. Ruben, parabéns pela iniciativa de criar um Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica multidisciplinar e por aceitar o desafio de incluir alunos de diferentes perfis e experiências. Esta é a riqueza deste programa, bem como da universidade, ter o universo de pessoas que possuem o potencial de mudar não só o estado da arte da pesquisa como a sociedade por meio da inovação.  Quanto a nossa secretária do doutorado, a Eni, agradeço toda a atenção e cuidado com minha vida acadêmica e todo o suporte nas questões administrativas e burocráticas na UFMG.

Aos colegas

Prezados colegas, desejo a vocês determinação para seguirem com suas pesquisas, e flexibilidade para entender que não existe somente um caminho, mas vários e que a pesquisa é feita de escolhas. Desejo sabedoria para conversarem com seus orientadores, entenderem o ponto de vista deles e apresentarem o de vocês. Desejo coragem para correrem atrás de estágios em outras universidades. A pesquisa acadêmica é um meio de retribuir à sociedade estarmos num programa de doutorado de extrema qualidade e em uma das melhores universidades do Brasil. Somos UFMG, com muito orgulho e que possamos contribuir para um mundo com mais inovação e tecnologia.

Karla Rocha Liboreiro

Discente do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica – UFMG

Turma Agosto/2016 a Julho/2020

Entrevista realizada pela a discente Jéssica Caetano – Membra da comissão do site.