.

Segunda Defesa de Tese do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica da UFMG e Primeira na área de Inovação Biofarmacêutica – Júlio César Moreira de Brito

No dia 21 de agosto de 2020 aconteceu a defesa de tese do discente Júlio César Moreira de Brito do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O trabalho intitulado “Peptídeo antimicrobiano PEGuilado como potencial biofármaco para o tratamento de pneumonia causada por Acinetobacter baumannii” focou no desenvolvimento de um biofármaco para a pneumonia bacteriana causada por bactérias resistentes.
Júlio relatou que a experiência no doutorado foi muito desafiadora, pois o Programa de Inovação é muito amplo e possui alunos e professores de diferentes áreas de formação e que conviver nesse ambiente inovador e multidisciplinar lhe trouxe boas experiências.

Sua pesquisa

O projeto focou no desenvolvimento de um biofármaco para a pneumonia bacteriana causada por bactérias resistentes. As infecções causadas por bactérias resistentes são um problema de saúde pública e estas precisam ser estudadas com o propósito de prevenção e desenvolvimento de fármacos, conforme alerta a OMS. Nesse sentido, Júlio trabalhou com um peptídeo isolado do veneno de uma aranha brasileira (LyeTxI-b) que apresentou atividade contra bactérias resistentes, porém, muito tóxico para humanos e animais. Com essa alta toxicidade, suas chances de se tornar um fármaco são muito remotas, assim precisaria realizar uma modificação química que pudesse reduzir sua toxicidade e foi o que Júlio propôs em sua tese. Ao final do projeto deu origem a um depósito de patente junto ao INPI com a modificação química realizada.

Contribuições acadêmicas

A pesquisa mostrou que a modificação química proposta, além de reduzir a toxicidade do peptídeo, aumentou sua estabilidade em ensaios pré-clínicos em modelo animal. Assim, o projeto contribuiu para que outras pesquisas realizadas com outros peptídeos e com outras aplicações terapêuticas possam utilizar essa modificação com a finalidade de reduzir a toxicidade e aumentar a estabilidade plasmática. Outra contribuição foi a revisão sistemática, onde a mesma mostrou a necessidade e urgência de estudos relacionados às bactérias resistentes.

À orientadora

Gostaria de agradecer à minha orientadora Dra. Maria Elena de Lima, pelo suporte e confiança. Sei que foi um grande desafio para ela, pois fui o primeiro aluno que ela orientou na área de inovação biofarmacêutica e acredito que o sucesso de nosso projeto aconteceu devido à liberdade que ela me deu, além do apoio para que eu pudesse desenvolver meu trabalho.

Ao coordenador do curso

Quero desejar sucesso na manutenção da identidade e caráter inovador do curso, e que formem doutores com visão crítica que possam contribuir para o nosso país com inovação, patentes e artigos publicados.

Aos colegas de doutorado

Para os colegas de doutorado que já defenderam quero desejar sucesso na carreira e que construam boas colaborações. A pesquisa em todo o mundo se faz por várias mãos e construir colaborações é algo que aumenta o êxito de qualquer trabalho. Aos colegas que ainda irão defender, desejo que tenham bons resultados. Além disso, quero deixar um conselho, que sejam pacientes com os experimentos, leiam muitos artigos, montem metodologias robustas e, principalmente, não tenham medo e nem resistência em aprender coisas novas, mesmo que seja em áreas distintas.

Júlio César Moreira de Brito
Discente do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica – UFMG
Turma Agosto/2016 a Julho/2020

Entrevista realizada pelos os discentes Giovani Santos e Jéssica Caetano (Comissão do site)