.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – JOÃO FRANCISCO SARNO CARVALHO

No dia 02 de dezembro de 2020 aconteceu a defesa de tese do discente João Francisco Sarno Carvalho do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi identificar quais são as fontes indutoras das inovações nas cervejarias especiais da região metropolitana de Belo Horizonte (BH).

João relata que sua experiência no programa foi muito positiva. Ele veio do sul de Minas, em 2016, para cursar o doutorado e ingressou na primeira turma. Foram quatro anos riquíssimos em aprendizados e construção de sólidas amizades e parcerias. O programa lhe proporcionou muito aprendizado. Além disso, ele participou da criação do evento Delfos, o qual teve grande importância para o programa.

Sua pesquisa

A pesquisa buscou identificar quais são as fontes indutoras das inovações nas cervejarias especiais da região metropolitana de Belo Horizonte. Ele ainda frisa que há um bom mercado cervejeiro na região metropolitana de BH e cada vez mais os empreendedores iniciam nesse ramo. Entretanto, faltava identificar quais eram as fontes de tanta criatividade e de tanta inovação, uma vez que BH e região são reconhecidas como a “capital” da criatividade para a produção cervejeira. Este trabalho conseguiu identificar e trazer resultados positivos sobre esses levantamentos e sobre as fontes das criatividades nesse ramo.

Contribuições acadêmicas

O trabalho irá contribuir na construção de pontes entre a academia e o setor produtivo.

Aprendizados durante o doutorado

João relatou que os aprendizados durante os quatro anos de doutorado foram muitos. Aqueles mais tradicionais da academia, ligado ao acúmulo e à construção do conhecimento, passando por outros menos ortodoxos, como a construção de um networking muito importante com as pessoas que fazem parte do doutorado e do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica como um todo (alunos, professores e demais servidores).

 

Agradecimentos

 

À orientadora

Agradeço à Profª. Drª. Márcia Siqueira Rapini pelos quatro anos de paciência, cuidado, carinho e respeito. Ela foi uma grande inspiração, não só como orientadora, mas como professora e como humana. Sou muito grato e tenho imensa admiração e respeito por ela e pelo trabalho dela. Também agradeço o Professor Dr. Ruben pela dedicação e pelo trabalho duro em levar o doutorado ao mais alto nível de excelência. Bem como todo corpo docente, secretaria e meus colegas de doutorado, sobretudo do grupo de pesquisa Vale Inovar. Sucesso para todos! Seguimos juntos!

 

 

João Francisco Sarno Carvalho

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG