.

UFMG inaugura Anexo III do Departamento de Química

Cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do governador Romeu Zema; complexo abriga 39 laboratórios de pesquisa

O Anexo 3A do Departamento de Química, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, em cerimônia que contou com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do governador Romeu Zema, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e dos deputados federais Igor Timo (Podemos) e Rodrigo de Castro (PSDB).

O professor Ruben Dario Sinisterra Millán, chefe do Departamento de Química, afirmou que o prédio foi concebido segundo padrões internacionais de segurança e é dotado de um sistema de exaustão sem precedentes em suas instalações. “Ele foi projetado para abrigar laboratórios de química. Possui duas saídas de emergência em cada laboratório, alarmes de incêndio, chuveiros e lava-olhos [equipamentos de segurança para higienização emergencial de pessoas contaminadas por substâncias químicas]”, exemplifica o professor. Além disso, é dotado de reservatório para água de chuva. “É uma edificação verde e sustentável, projetada para o futuro”, afirma Ruben Sinisterra.

As obras do Anexo III foram conduzidas pelo Departamento de Obras, com suporte do Departamento de Planejamento e Projetos (DPP), do Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) e do Departamento de Apoio Administrativo (DAA/PRA), todos vinculados à Pró-reitoria de Administração (PRA).

Departamento de Química em números

105 docentes
54 técnicos administrativos em Educação
570 estudantes de graduação
220 estudantes de pós-graduação em Química
75 estudantes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
42 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq
Programa de Pós-graduação em Química com conceito 7 na avaliação da Capes
Responsável por 282 das 350 patentes depositadas pelo ICEx em 2020

Para mais informações Clique aqui!