.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – MÁRCIA DIAS DINIZ COSTA

No dia 26 de Fevereiro de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Márcia Dias Diniz Costa do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi identificar fatores relevantes para o desenvolvimento de uma nova instrumentação científica em nanotecnologia.

Sua pesquisa

Sua pesquisa abordou a identificação dos fatores relevantes para se desenvolver nova instrumentação científica em nanotecnologia. O tema da instrumentação científica é estratégico porque possibilita que um país crie sua própria ciência e não simplesmente imite ou simule a ciência feita internacionalmente. Possuir instrumentos de última geração permite fazer ciência mais avançada. Mas diferentemente de adquirir instrumentos de ponta, quando um país é capaz de criar nova instrumentação ele passa a criar a sua própria ciência, tornando-se competitivo internacionalmente. E isso tem transbordamentos positivos, à medida que o instrumento é difundido para outras disciplinas e para a indústria. No meu projeto, eu utilizei uma adaptação do método de gestão e planejamento estratégico da inovação conhecido como Roadmapping, na perspectiva histórica. Estudei as trajetórias de desenvolvimento de dois instrumentos científicos da nanotecnologia (o microscópio eletrônico e o microscópio de varredura por sonda) para identificar os fatores relevantes em suas trajetórias. Com isso, foi possível apontar caminhos possíveis para o nanoscópio baseado em TERS (tip-enhanced Raman spectroscopy – ou espectroscopia Raman aumentada por sonda), que é um novo instrumento científico desenvolvido pelo LabNS – Laboratório de Nanoespectroscopia da UFMG. A trajetória de mais de 15 anos de desenvolvimento do TERS no LabNS, financiada eminentemente pelo fomento governamental brasileiro, foi construída por meio de muita pesquisa, estabelecimento de parcerias com atores da hélice tríplice, e formação de recursos humanos, tendo gerado cartas-patente nacionais e internacionais. O nanoscópio brasileiro será comercializado pela FabNS – Fábrica de Nanossoluções, uma spin-off da UFMG, criada em 2020 que está negociando a transferência de tecnologia da universidade para iniciar suas operações.

Contribuições acadêmicas

O trabalho contribuiu para a reflexão sobre a importância estratégica do desenvolvimento de nova instrumentação e, por outro, adaptou e aplicou o Roadmapping de uma forma nova, contribuindo também para o avanço do conhecimento nesta área.

Aprendizados durante o doutorado

Os aprendizados com os professores do PPGIT foram inúmeros. Principalmente em relação aos desafios da pesquisa multi e interdisciplinar. Além disso, a aluna descreve que a sua experiência durante o programa foi muito rica, principalmente devido à convivência com docentes e discentes dos mais variados backgrounds disciplinares.

Aos orientadores

Ao meu orientador, Prof. Dr. Ado Jorio, agradeço por sua grandiosidade e pela paciência em corrigir a trajetória de pesquisa sempre que necessário, para dar mais coerência aos resultados, e me fazer refletir sobre os aspectos mais profundos do doutorado. Ao meu coorientador, Prof. Dr. Lin Cheng, agradeço por direcionar o trabalho nas fases mais decisivas.

Aos colegas

Aos colegas do PPGIT, desejo que persistam em suas caminhadas e deem sua contribuição ao grande e complexo debate da inovação tecnológica, gerando conhecimento, processos e produtos que possam chegar à nossa sociedade, que tanto precisa de ciência, tecnologia e inovação.

Márcia Dias Diniz Costa

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG