.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – SINVAL RESENDE LOPES

No dia 26 de Março de 2021 aconteceu a defesa de tese do discente Sinval Resende Lopes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi investigar uma estratégia de transferência de tecnologia de controle biológico de pragas dos centros de pesquisa para cooperativas, associações e agricultura familiar.

 

Sua pesquisa

O controle biológico de pragas, apesar de ser muito conhecido no meio científico, precisa ser melhor internalizado no meio agrícola. Atualmente, os processos de Transferência de Tecnologia (TT) de controle biológico praticados, têm se baseado no sistema difusionista, ou seja, transferência de conhecimentos norteados com palestras, reuniões, dias de campo, produção de material científico e cursos. Observa-se, também, o distanciamento entre a pesquisa, extensão rural e instituições financeiras, o que dificulta o acesso do produtor à tecnologia, gerada nos centros de pesquisa. Para tanto, o trabalho tem por objetivo investigar uma estratégia de transferência de tecnologia de controle biológico de pragas dos centros de pesquisa para cooperativas, associações e agricultura familiar. Para isso, buscou-se efetivar uma parceria com a empresa de assistência técnica EMATER, cooperativas de créditos juntamente com seus associados, realizando estudos prévios das comunidades de interesse, visando identificar variáveis, peculiares a cada comunidade e, a partir desse conhecimento, adequar projetos a cada realidade. A estratégia envolve capacitação técnica em sistemas de produção, controle biológico com monitoramento de pragas, implantação de unidades de demonstração e uma conexão em rede para compartilhamento de informações sobre monitoramento de pragas. A estratégia de conexão se mostrou uma ferramenta essencial para impulsionar o uso e a transferência de tecnologia do controle biológico de pragas, pois quando se opta por trabalhar com o agente Trichogramma, um parasitoide de ovos, deve-se levar em consideração os aspectos biológicos do parasitoide e da praga; nesse contexto, a velocidade de informação foi uma estratégia fundamental.

 

Contribuições acadêmicas

Um dos desafios que a academia enfrenta é o obstáculo a ser superado pelo pesquisador entre a bancada e o licenciamento da tecnologia para o setor produtivo (privado) e consequentemente chegar ao mercado. O Trabalho de tese teve como premissa o envolvimento do setor produtivo integrando pesquisa, extensão rural, instituição financeira, empresa e produtor, desta forma, houve uma maior aproximação com o mercado e uma demonstração in loco da proposta de valor embarcada na tecnologia. Modelo que levou a assinatura de uma carta de intenção de uma empresa com interesse na tecnologia. Portanto a conexão com o mercado, durante o desenvolvimento de qualquer tecnologia é fundamental para estruturação de parcerias, visibilidade na academia bem como para o licenciamento do ativo tecnológico.

 

Aprendizados durante o doutorado

Foi uma experiência muito positiva visto que os conteúdos abordados durante o programa foram pautados em tecnologias emergentes e os processos de inovação necessários a essas transformações de mercado. Essas abordagens foram importantes e deram contribuições relevantes para a elaboração da tese.  Além disso,  a interdisciplinaridade e a transversalidade do Doutorado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual foram de grande importância para o aprendizado e fundamental na contextualização do projeto.

 

Agradecimentos

 

Aos orientadores

Ao meu orientador Evanguedes Kalapothakis e ao coorientador Ivan Cruz minha eterna gratidão, dois excelentes  profissionais, que compartilharam todo  conhecimento na mais absoluta comensalidade.

 

Aos colegas

Aos colegas do PPGIT pelo apoio, convivência e contribuições durante a realização dos estudos e que continuem multiplicando o conhecimento com transferência e buscando sempre o aprendizado.

Sinval Resende Lopes

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG