.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – OTTÁVIO RAUL DOMENICO RIBERTI CARMIGNANO

No dia 28 de Maio de 2021 aconteceu a defesa de tese do discente Ottávio Raul Domenico Riberti Carmignano do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi estudar o sistema de inovação na mineração de ferro no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, com ênfase na destinação de rejeitos.

 

Sua pesquisa

Foi estudado o sistema de inovação na mineração de ferro no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, com ênfase na destinação de rejeitos. Além disso, foi feito uma revisão bibliográfica sobre sistema de inovação, uma análise do sistema de inovação no setor extrativo mineral de minério de ferro; uma revisão dos rejeitos de minério de ferro gerados em nosso estado com suas características e o que tem sido desenvolvido tecnologicamente para seu aproveitamento e um estudo de caso sobre redes de colaboração para a inovação na mineração com destaque para a Plataforma R3 Mineral, que foi criada aqui em Minas Gerais para discutir o aproveitamento em escala industrial para os rejeitos de minério de ferro.

 

Contribuições acadêmicas

O trabalho apresenta uma contribuição para a academia ao identificar os principais atores da inovação na atividade de mineração de ferro, que são as empresas fornecedoras de equipamentos e serviços, e aponta as tendências tecnológicas desse setor. Aponta caminhos para a plena operação da Plataforma R3 Mineral e apresenta sugestões para o sistema de inovação na mineração de ferro em nosso Estado.

 

Aprendizados durante o doutorado

O programa me ofereceu grande aprendizado, além de despertar o interesse em campos que até então eram distantes para mim. Além disso, o aluno destaca a vivência em inovar coletivamente, através da identificação de competências complementares e de sinergias em processos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções tecnológicas.

Agradecimentos

 

À toda a comunidade do programa

Agradeço intensamente pela oportunidade de convívio com todos, pela rica troca de informações e de impressões que tivemos nesses últimos anos, e me coloco a disposição para contribuir futuramente, desejando muito sucesso a toda a comunidade do PPGIT.

 

Ottávio Raul Domenico Riberti Carmignano

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG