.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – BÁRBARA FERNANDES CORDEIRO

No dia 29 de Junho de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Bárbara Fernandes Cordeiro do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi o desenvolvimento de  produtos lácteos probióticos inovadores para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Sua pesquisa

No projeto de doutorado foi desenvolvido produtos lácteos probióticos inovadores para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Ao longo desses anos, pudemos desenvolver três queijos probióticos e testá-los em modelos animais de colite ulcerativa. Produzimos diversos artigos científicos e patentes ao longo desses anos.

Contribuições acadêmicas

Uma das contribuições acadêmicas é a produção de artigos científicos sobre produtos funcionais probióticos. Além disso, foi desenvolvido um queijo inovador com boa aceitação do consumidor, com uma aplicação industrial, possuindo um bom valor mercadológico no Brasil.

Aprendizados durante o doutorado

O PPGIT nos proporciona um excepcional ambiente científico e acadêmico, principalmente pela interdisciplinaridade do corpo docente e discente. Essas diversidades de formações e opiniões faz com tenhamos uma completa e verdadeira imersão ao ambiente da inovação.

 

Agradecimentos

Gostaria de agradecer imensamente ao meu orientador, o Prof. Dr. Vasco Azevedo e ao meu coorientador, o Dr. Fillipe do Carmo, por terem me proporcionado o melhor ambiente científico para que eu pudesse realizar o trabalho com excelência. Além disso, gostaria de agradecer a todos os colegas do laboratório LGCM e do PPGIT pelos momentos de convivência, pelas trocas de experiências e ajuda de todos. Gostaria de agradecer os professores e coordenadores do programa e a Eni por estarem sempre dispostos a me ajudar a alcançar este sonho. Obrigada a todos.

Bárbara Fernandes Cordeiro

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG