.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – MARINA DOMINGUES FERNANDES

No dia 15 de Julho de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Marina Domingues Fernandes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi o desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio, sob a perspectiva teórica de design dominante e paradigmas tecno-econômicos.

Sua pesquisa

A pesquisa diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio, sob a perspectiva teórica de design dominante e paradigmas tecno-econômicos. Dentre os resultados, percebeu-se que a mudança do paradigma tecno-econômico redefiniu os propósitos das atividades de design das tecnologias estudadas, alterando o problema percebido nessas atividades e o conjunto de tecnologias disponíveis e concorrentes para solucioná-lo. Observou-se também um aumento da influência dos países do centro na periferia no que diz respeito a expansão tecnológica, essa especialmente impulsionada pelas atuações das subsidiárias de empresas multinacionais e organizações multilaterais que subsidiam governos locais.

Contribuições acadêmicas

O trabalho irá contribuir par ao desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível, uma vez que sintetiza e analisa os avanços realizados.

Aprendizados durante o doutorado

A experiência durante o programa do PPGIT foi muito positiva. O programa permitiu e favoreceu uma intensa e desejada multidisciplinaridade no trabalho. As oportunidades de cursar disciplinas em campos diferentes foi uma experiência muito positiva para o meu amadurecimento ao longo da jornada. Me permitiu conhecer diferentes possibilidades de metodologias de pesquisa e explorar interseções entre disciplinas que estudam as diferentes facetas do processo de inovação.

Os professores do programa viabilizaram um aprendizado multidisciplinar que, para o meu caso, foi extremamente necessário. As aulas ofereceram referências textuais importantes para o meu aprendizado. Além disto, as discussões promovidas em sala pelos professores também foram de grande ajuda para o meu trabalho e amadurecimento profissional dentro do campo da inovação.

Agradecimentos

O programa PPGIT é um ambiente com profissionais de diversos campos do conhecimento que trazem consigo experiências únicas vividas durante as suas trajetórias no campo da inovação.

A construção contínua do curso jamais pode ser interrompida e deve sempre contar com o engajamento dos alunos e professores dispostos a consolidar esse novo campo de pesquisa. Os desafios são inúmeros para ambos. Alunos, como meus colegas e eu, encontram dificuldades metodológicas e teóricas. Nos sentimos, muitas vezes, com a sensação de estar em uma verdadeira torre de babel, onde ausentam-se profissionais bilíngues ou multifacetados que consigam entender o nosso objeto e abordagem de pesquisa. Os professores, em especial os meus orientadores, são os nossos exemplos, mestres e guias. Entendendo que o desafio de pisar em campos de pouco domínio muitas vezes não é tão confortável quanto a disciplinaridade tradicional compartimentada. Peço aos professores que, por favor, não deixem que isto os desmotive ou os coloque barreiras para a orientação. Estou certa de que na medida que mais alunos concluem o curso, novos caminhos são trilhados e opções construídas. Agradeço a todos, orientadores, colegas e professores por cada atenção dada, pelas oportunidades abertas, pelos textos sugeridos, pelas mensagens enviadas.

Marina Domingues Fernandes

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG