.

Publicação Internacional – Júlio César Moreira de Brito, Ph.D.

Share your article [IJP_121156] published in International Journal of Pharmaceutics by Júlio César Moreira de Brito, Ph.D.

Dr. Júlio César Moreira de Brito doutor formado no Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG, publicou um artigo em uma revista internacional “International Journal of Pharmaceutics” um artigo sobre sua tese que trata-se sobre:

“Peptídeo antimicribiano PEGuilado como potencial biofármaco para o tratamento de pneumonia causada por Acinetobacter baumannii

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando sobre a importância do desenvolvimento de novos medicamentos contra as superbactérias. Peptídeos antimicrobianos são uma alternativa nesse contexto, em sua maioria envolvidos na imunidade inata, atuando de várias formas, e alguns até apresentando sinergismo com antimicrobianos comerciais. O LyeTx I-b é um peptídeo sintético derivado do LyeTx I nativo, originalmente isolado do veneno da aranha Lycosa erythrognatha. Embora o LyeTx I-b seja ativo contra várias bactérias multirresistentes, ele mostra alguns efeitos hemolíticos e citotóxicos. Para superar esse obstáculo, no presente estudo nós PEGylated LyeTx I-b e avaliamos sua toxicidade e atividades in vitro causadas por pneumonia multirresistente Acinetobacter baumannii. O LyeTx I-b PEGuilado (LyeTx I-bPEG) manteve o mesmo valor de MIC que o peptídeo não PEGuilado, mostrou atividade anti-biofilme, efeito sinérgico com agentes antimicrobianos comerciais e não induziu resistência. Além disso, experimentos in vivo mostraram sua atividade contra a pneumonia. Além disso, o LyeTx I-bPEG reduziu a hemólise em até 10 vezes, foi aproximadamente 2 vezes menos citotóxico para células HEK-293 e 4 vezes menos tóxico para camundongos em modelos de toxicidade aguda, em comparação com LyeTx I-b. Nossos resultados mostram o LyeTx I-bPEG como um candidato promissor a antimicrobiano, significativamente ativo contra a pneumonia causada por A. baumannii multirresistente.

Para saber mais sobre o artigo, acesse https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378517321009625?dgcid=author