.

Conheça a nova coordenação do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica – PPGIT da UFMG

O professor doutor Ado Jorio de Vasconcelos e o professor doutor Allan Claudius Queiroz Barbosa, iniciam seu mandato à frente do PPGIT da UFMG

O professor doutor Ado Jorio de Vasconcelos (coordenador) e o professor doutor Allan Claudius Queiroz Barbosa (sub-coordenador) terá a responsabilidade de coordenar o Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica – PPGIT da UFMG nos próximos anos. O PPGIT está crescendo à proporção do aumento das demandas da sociedade e das exigências dos órgãos de fomento e com isso torna-se necessário garantir a produção qualificada de teses e dissertações e investir nas ações de extensão universitária. No entanto, essa nova gestão buscará realizar um planejamento das ações do programa, e uma gestão “por demanda”, conforme solicitações dos órgãos de fomento e/ou da própria UFMG. Nesse sentido, almeja-se dessa nova coordenação transparência dos processos para todos os docentes e discentes que atuam no programa, em busca da melhoria constante deste programa. Conheça um pouco dessa nova gestão:

Prof. Dr. Ado Jorio de Vasconcelos

Professor Titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina. É membro da Sociedade Brasileira de Física, da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem Nacional do Mérito Científico (classe Comendador) e recebeu o “membership award to the American Chemical Society” (2015-2018). Em 2016 foi incluído na lista dos “Highly Cited Researchers” da Thomson Reuters. Ocupou os cargos de Coordenador de Estudos Estratégicos e Informação no Inmetro (2008-2009) e, na UFMG, de Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (2010-2012), chefe do Departamento de Física (2015-2016) e Pró-Reitor de Pesquisa (2016-2018). Atualmente é Coordnador dos Programa de Pós-Graduação em Física e em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. Recebeu diversos prêmios internacionais pelas suas contribuições científicas (Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies – 2009, Scopus Brasil da Elsevier&CAPES – 2009, International Centre for Theoretical Physics Prize – 2012, Georg Forster Research Award da Humboldt Foundation – 2015) e a Medalha da Inconfidência do governo do Estado de Minas Gerais (2016).

Prof. Dr. Allan Claudius Queiroz Barbosa

Professor Titular da UFMG, onde leciona desde 1993. Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG (2019/2020). Professor Afiliado da Universidade do Porto (desde 2010) e Pesquisador Associado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (desde 2009). Pós-Doutorado pelo ISEG/Universidade de Lisboa (2005/2006) e Estudos de Especialização em Competências pelo International Labour Organization (ILO), Italia (1999/2000). Doutor em Administração (USP, 1995), Mestre em Administração (UFMG, 1989) e Graduado em Economia (PUC/MG, 1985). Coordenador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da FACE/UFMG, Grupo Residente do IEAT/UFMG (2020), e do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG), com 26 anos de atuação na UFMG (1996/2021). Membro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (OPAS/MS/Abrasco). Editor Responsável da APS em Revista. Parecerista e/ou membro de comitês editoriais de revistas cientificas e encontros acadêmicos (HR Ambassador/Academy of Management, IberoAmerican Academy of Management, European Academy of Management/EURAM, CRITEOS, IFBAE, International Conference on Managing Services in the Knowledge Economy, International Society for Third-Sector Research (ISTR), Family Enterprise Research Conference (FERC), INNOVAR Journal, Revistas de Administraçao da UFSC e UFLA, O&S, Revista de Administração Contemporânea da ANPAD (RAC), ReAD (UFRGS), GESTÃO.Org – PROPAD/UFPE, Revista Produção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), RAUSP, BASE, The International Journal of Human Resource Management, Human Resources of Health e Ciência & Saúde Coletiva). Atuou na Administração Universitária da UFMG (Presidente da FUMP por duas vezes, Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos, Coordenador e Vice-Coordenador de Pós-Graduação e Coordenador do Doutorado em Administração). Foi Editor da RAE edição especial Minas Gerais (2004/2005/2006) e da Revista Gestão e Sociedade (2015/2020). Foi também Editor Associado da RAE. Coordenador de Recursos Humanos da ANPAD nos biênios 1997/1998, 2005/2006 e 2007/2008 e membro da Comissão Científica do 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (2015). Realizou 04 supervisões de Pós-Doutorado, orientou e co-orientou 23 teses de doutorado (três co-orientações) e 53 dissertações de mestrado (06 co-orientações) até a presente data. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG (2021).