.

Conheça o Primeiro Coordenador e Sub-Coordenadora do PPGIT

O professor doutor Ruben Dario Sinisterra Millán e a professora doutora Maria José Campagnole dos Santos, concluem seu mandato à frente do PPGIT da UFMG

Após um longo mandato à frente do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica – PPGIT da UFMG entre os anos de 2017 à 2021 o professor doutor Ruben Dario Sinisterra Millán (coordenador) e a professora doutora Maria José Campagnole dos Santos (sub-coordenadora), concluem seu mandato à frente do PPGIT. Durante este período o PPGIT conseguiu alcançar muitos resultados em prol a ciência e a pesquisa, tornando um programa de pós-graduação destaque da UFMG, graças a essa excelente gestão que com responsabilidade formou um grupo de qualidade que manteve neste período o conceito 5 da CAPES. Conheça um pouco dessa gestão:

Prof. Dr. Ruben Dario Sinisterra Millán

Possui graduação Bacharaledo em Química – Universidad del Valle, Cali-Colômbia (1988) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor visitante no Depto de Química da Universidade de Minnessota, USA em 1995, graças ao prêmio SBQ-ABQ-NSF para jovens pesquisadores. Fez pos-doutoramento junto ao Depto. de Engenharia Biomédica e Química do Massachusets Institute of Technology, MIT, Boston, USA 1997-1999. Atualmente Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG, CTIT-UFMG 2006-2010. Foi Presidente do Fórum Nacional de Gestores da Inovação, FORTEC, gestão 2010–2014. Foi Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica-UFMG, Coordenador do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG desde 2016-. Chefe do Departamento de Química da UFMG desde 2017. É assessor adoc dos seguintes periódicos internacionais: Journal of Pharmaceutical Sciences, – Journal Brazilian Chemistry Society, – Journal of Inclusion Phenomena and Macrocyclic Chemistry, – Química Nova e Biomaterials. Tem experiência nos seguintes temas: ciclodextrinas, biomateriais, sistemas de liberação controlada de fármacos, nanobiotecnologia, formulações farmacêuticas, propriedade intelectual, patentes, negociação e transferência de tecnologia e inovação. Assessor da Organização Mundial da Propriedade Intelectual-OMPI-WIPO.

Profa. Dra. Maria José Campagnole dos Santos

Concluiu bacharelado em Ciências Biológicas (modalidade médica), o mestrado e o doutorado em Fisiologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo sob orientação do Dr Eduardo M Krieger. Fez pós-doutorado no Department of Brain and Vascular Research da Cleveland Clinic Foundation, EUA, sob supervisão dos Dr Debra Diz e Carlos M Ferrario e foi Research Assistant na mesma Instituição com apoio financeiro da American Heart Association. É professora titular desde 2006 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Fisiologia e Biofísica. Foi eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do ICB, UFMG por 3 mandatos e Coordenadora do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT-Nanobiofar, UFMG). É consultora ad hoc da CAPES, CNPq e FAPESP e atua como revisora de manuscritos em revistas científicas internacionais, como Hypertension, American Journal of Physiology, Brain Research, British Journal of Pharmacology, entre outras. Foi Presidente Futuro de 2015 a 2016 e Presidente de 2017-2018 da Sociedade Brasileira de Fisiologia. A área científica de interesse está relacionada ao papel do sistema renina-angiotensina na fisiopatologia das doenças cardiovasculares e da inflamação.