.

Prof. Dr. Ado Jório e Profa. Dra. Santuza Teixeira são eleitos para Academia Mundial de Ciências

Professor Doutor Ado Jório coordenador do PPGIT está entre os sete brasileiros escolhidos no congresso da entidade, no início deste mês.

A professora Dra. Santuza Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, e o professor Dr. Ado Jório, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), foram eleitos para The World Academy of Sciences (TWAS), vinculada à Unesco. Sete pesquisadores brasileiros estão entre os 58 novos membros da Academia Mundial de Ciências.

O professor Dr. Ado Jório do ICEx está, há vários anos, entre os cientistas mais citados em artigos científicos – em 2016 foi incluído numa lista dos mais influentes do mundo em levantamento feito pela Thomson Reuters. Recebeu honrarias no Brasil, como a Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha da Inconfidência, e foi homenageado no exterior por entidades como a Fundação Humboldt e o Centro Internacional para a Física Teórica.

“É uma grande honra fazer parte da TWAS, que foi criada para apoiar a prosperidade sustentável dos países em desenvolvimento, por meio de pesquisa, educação, política e diplomacia. Espero que essa filiação me habilite a prestar mais serviços ao Brasil e ao mundo”, diz Ado Jório.

A eleição para a TWAS começa com a indicação dos cientista pelas academias nacionais de ciências. Contam aspectos como número de trabalhos publicados e, sobretudo, a quantidade de projetos realizados em parceria com grupos de cientistas de outros países.

Durante a 15ª Conferência Geral da TWAS, no início de novembro, foram eleitos 58 novos nomes, dos quais 20 (34%) são mulheres. A Academia passa a ter 1.343 membros.

Mais informações: (Clique Aqui)