.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – LUIZA PINHEIRO ALVES DA SILVA

No dia 23 de novembro de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Luiza Pinheiro Alves da Silva do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi estudar os modelos alternativos de financiamento ao desenvolvimento de produtos no setor farmacêutico. Ademais, o problema analisado foi a incompatibilidade entre os determinantes para inovação no sistema setorial de inovação farmacêutico e o acesso a medicamentos, elemento fundamental do direito humano à saúde. Do lado econômico, o estímulo à inovação se dá por meio de garantia de apropriabilidade, principalmente por meio de monopólios; pelo financiamento público às atividades inovativas, de modo a estimular o investimento privado; e pela demanda e estimativa de retorno financeiro, que está vinculada à renda do público consumidor. Do lado social, o reconhecimento de direitos humanos universais determina que a saúde é indissociável do direito à vida, todavia, ele é dependente de um mercado caracterizado por diversas falhas, que fazem com que o acesso a tecnologias de saúde seja extremamente desigual entre os países e dentro dos mesmos. A inovação farmacêutica está na interface entre estas dimensões, já que os medicamentos são ao mesmo tempo um produto de alto valor agregado, proveniente de uma das indústrias mais lucrativas do mundo e uma tecnologia indispensável para o cuidado. O financiamento é um dos determinantes para a inovação no setor e também um dos principais gargalos. Os modelos alternativos são uma forma de conciliar esta incompatibilidade.

 

Contribuição acadêmica

O trabalho partiu de uma análise abrangente do sistema de inovação farmacêutico, na qual foram identificados novos atores diferentes dos tradicionalmente presentes na academia, e depois se debruça em um de seus determinantes principais, o financiamento. Os novos atores são as parcerias para desenvolvimento de produtos e os financiadores privados sem fins lucrativos. Ainda, por meio do processo de revisão de escopo da literatura, o trabalho incorpora, para além de artigos científicos, outros tipos de publicação como comentário, revisão, perspectiva, análise e outros, bem como relatórios e documentos de organismos internacionais multilaterais, como a Organização Mundial da Saúde, e de organizações da sociedade civil.

Aprendizados durante o doutorado

Em relação ao aprendizado durante o doutorado, a aluna relata que os contatos com professores de diferentes áreas foi importante para desenvolver a resiliência e ampliar a sua visão sobre a inovação e seus agentes. A aluna ainda destaca que  no período sanduíche onde ela pode realizar  uma imersão na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, foi fundamental para a realização do doutorado e amadurecimento das análises e pessoalmente enquanto pesquisadora.

Agradecimentos

Agradeço muito a minha orientadora, Márcia Rapini, da FACE/UFMG e a coorientadora Gabriela Chaves, da ENSP/Fiocruz, por me acompanharem neste processo. As considerações de ambas foram fundamentais para a completude deste trabalho, e o apoio e carinho fundamentais durante o processo. Aos colegas, desejo sucesso na caminhada durante e após a pós-graduação e estou à disposição para o que puder contribuir.

 

 

Luiza Pinheiro Alves da Silva

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG