.

ICB cria Escuta Acadêmica

O atendimento realizado pela Escuta Acadêmica ICB (EAi) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG é dirigido aos estudantes de graduação e de pós-graduação desta Unidade.

Formada em fevereiro de 2016, a partir da aprovação de projeto apresentado pelo Centro de Graduação (Cegrad) na Congregação do ICB, a Escuta Acadêmica foi pensanda para promover o devido acolhimento ao aluno quando sua vida acadêmica é surpreendida por questões alheias à sua vontade que possam colocar em risco a continuidade do seu percurso acadêmico.

Objetivo

Em outras palavras, trata-se de oferecer ao estudante do ICB – com alguma dificuldade ou entrave acadêmico – um espaço para falar sobre suas reais necessidades e questões que ultrapassem os trâmites administrativos e acadêmicos. Ao se estabelecer um vínculo de confiança entre o estudante e o servidor do setor se busca revelar situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimentos que também possam interfir no processo ensino-aprendizado.

Esse atendimento também pode envolver uma rede construida junto com os demais setores do ICB e de toda a UFMG , com a ativa participação do estudante. O processo envolve a construção de um caminho que orienta e faz intermediações com atenção e cuidado ao aluno, buscando oferece-lhe os devidos encaminhamentos, sempre respeitando as decisões do aluno e observando as orientações da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG em consonância com a Política de Saúde Mental desta Universidade.

Mais informações em: https://www.icb.ufmg.br/servicos/espaco-do-aluno/escuta-academica2