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Paula Coelho, doutora pelo PPGIT, recebe premiação em conferência internacional

A doutora Paula Geralda Barbosa Coelho, recebeu o prêmio de melhor apresentação de artigo feita durante a conferência ECIE – 17th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, que ocorreu nos dias 15 e16 de Setembro de 2022, na Universidade de Pafos, em Chipre, de maneira híbrida. Por ser um evento internacional, a apresentação do artigo foi feita em inglês (idioma oficial do evento). Foram apresentados dezenas de artigos de estudantes de Doutorado e Mestrado do mundo inteiro, China, Estados Unidos, Japão e vários países da Europa, etc.

Sobre o evento:

A ECIE ocorre há 17 anos e já foi realizada na Itália, Irlanda do Norte, França, Bélgica, Portugal e Finlândia, mencionando apenas alguns dos países que acolheram o evento. A conferência é frequentada por participantes de mais de 40 países e atrai uma combinação interessante de acadêmicos, profissionais e indivíduos que estão engajados em vários aspectos da inovação e ensino e pesquisa do empreendedorismo. A ECIE 2022 foi uma oportunidade para acadêmicos, profissionais e consultores de todo o mundo que estão envolvidos no estudo, gestão e desenvolvimento da inovação e empreendedorismo nos negócios, no setor público e na educação se reunirem e trocarem ideias. Existem várias linhas fortes de pesquisa e interesse que estão se desenvolvendo na área, incluindo Educação e Aprendizagem Empreendedora, Interações de Hélice Tripla como ferramenta para Inovação e Empreendedorismo, Inovação Social e Empreendedorismo, Empreendedorismo de Mulheres e Grupos Minoritários e Inovação e Empreendedorismo em Cidades Inteligentes, para citar apenas alguns. Todos os trabalhos aceitos para ECIE após o processo de revisão por pares duplo-cego são publicados nos anais do congresso (sujeitos a inscrição dos autores e pagamento). Além disso, os trabalhos que foram apresentados na conferência também são considerados para desenvolvimento posterior e possível publicação em periódicos renomados. (https://www.academic-conferences.org/conferences/ecie/).

Sobre o artigo: INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP OF PROFESSORS IN PUBLIC UNIVERSITIES: CASE STUDY IN BRAZIL

DOI: https://doi.org/10.34190/ecie.17.1.430

Keywords: Innovation and entrepreneurship, Entrepreneurial professors, Information technology, Knowledge and technology transfer, Brazilian public university, Roadmapping

Abstract
In the literature on academic entrepreneurship, the creation of academic spin-offs is one of the Knowledge and Technology Transfer (KTT) channels most studied. The use of different KTT channels and the creation of spin-offs can be a source of opportunity for the overflow of knowledge and innovation with wealth creation. Although with a broad spectrum, research on academic entrepreneurship still has gaps to be explored in the literature. In Brazil, there is a lack of studies that explain more specifically how the professor at the public university transfers knowledge and technology and undertakes entrepreneurial activities. The main motivations of the doctoral research presented in this article are the lack of studies concerning the trajectory of successful entrepreneurial professors and the exploration of the use of different KTT channels in academic entrepreneurship for wealth creation. The general goal of the research is to identify the strategies used during the innovation trajectory of entrepreneurial professors in Information Technology (IT), who converted knowledge and scientific assets into wealth. To meet this goal, an adapted retrospective roadmapping approach was used to collect data, to map and to analyze the life trajectory of innovation of six professors from three Brazilian Public Universities in the IT area. The results made it possible to understand how professors innovated, became entrepreneurs and transferred knowledge and technology. They mobilized 136 strategies using different channels (e.g., Entrepreneurs Training, Collaborative Research and Development Projects, Technology Residency, Academic Spin-offs Creation, Academic Consulting). The professors’ strategies resulted in a value distribution, with considerable wealth (tangible and intangible). The results showed that although there is no pattern in the professors’ trajectories of innovation and entrepreneurship, there are several strategies common to the cases. One of them was to train qualified personnel at the university, based on intensive research in knowledge seeking to solve real market problems.

Link do artigo completo: https://lnkd.in/dBUWARnE

Vol. 17 No. 1 (2022): Proceedings of the 17th European Conference on Innovation and Entrepreneurship
Book version ISBN: 978-1-914587-48-1
E-Book ISBN: 978-1-914587-49-8
edited by
Pantelis Sklias and Nikolaos Apostolopoulos,
Published: 2022-09-07