.

Doutora Bárbara Fernandes Cordeiro, ex-discente do PPGIT, recebe Menção Honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses 2022

Grande prêmio UFMG de teses contempla com Menção Honrosa a pesquisa de tese da Dra. Bárbara Fernandes Cordeiro, aluna orientada pelo Prof. Dr. Vasco Ariston de Carvalho Azevedo do departamento de Biologia Geral da UFMG.

No dia 20 de outubro de 2022 aconteceu premiação das melhores teses da UFMG do ano de 2021. A tese defendida pela ex-discente Bárbara Fernandes Cordeiro do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica – PPGIT da UFMG, foi contemplada com a Menção Honrosa do Grande Prêmio UFMG de Teses no grupo de Grandes Áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

O trabalho intitulado “Desenvolvimento e avaliação do efeito terapêutico de queijos potencialmente probióticos em modelo murino de colite ulcerativa.” foi realizado no Laboratório de Genética Celular e Molecular, orientado pelo Professor Vasco Azevedo e co-orientado pelo Dr. Fillipe do Carmo. A tese focou no desenvolvimento de produtos funcionais com capacidade de melhorarem o quadro inflamatório típico das doenças intestinais, abrindo novas perspectivas para a introdução de uma nutrição mais personalizada no tratamento e na prevenção destas doenças.

A tese de doutorado da discente Bárbara Cordeiro, foi defendida no dia 29 de junho de 2021 e foi escolhida como a melhor tese defendida pelo Programa de Inovação Tecnológica da UFMG, em 2021. Os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2021 foram escolhidos por comissões instituídas pela Câmara de Pós-graduação, entre as indicadas por seus respectivos programas, e reconhecidas com o Prêmio UFMG de Teses.

Lembramos que, em 2021, o nosso programa também recebeu o Grande Prêmio UFMG de Teses na figura do Dr. Emerson Fonseca, aluno orientado pelo Prof. Dr. Ado Jório de Vasconcelos. Veja sobre em: https://www.ufmg.br/pginovacaotecnologica/index.php/2021/10/29/doutor-emerson-fonseca-ex-discente-do-ppgit-recebe-grande-premio-ufmg-de-teses-2021/