.

Doutorando do PPGIT tem trabalho selecionado como um dos melhores trabalhos em Congresso Internacional

O trabalho do discente de doutorado, Alfonso Martínez,  foi selecionado como um dos melhores trabalhos apresentados na “sessão de apresentação oral ” no SciBioSus – II International Congress on Science, Biodiversity, and Sustainability, realizado no Centro de Atividades Didáticas (CAD-3) da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, no período de 04 a 07 de junho de 2023. O título do trabalho é “IRON (III) ADSORPTION USING SERPENTINITE MINING TAILINGS FOR SURFACE WATER REMEDIATION: KINETIC AND THERMODINAMIC ANALYSIS” e é de autoria de “Martinez, A.A., Ribeiro G.H.S., Vargas, J.C., Sinisterra, R.D.”

No trabalho foram apresentados os resultados do uso de rejeitos de mineração de serpentinito em um sistema para remoção de ferro (III), visando contribuir na inovação tecnológica e sustentável para o tratamento e remediação das águas. O público alvo desta tecnologia em desenvolvimento são as pessoas que dependem da água do Rio Doce (MG, Brasil) para sua subsistência, lembrando que este rio foi vítima dos desastres ambientais de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) (MG, Brasil) que poluíram suas águas com metais. A presente tecnologia visa o reuso dos rejeitos da mineração na adsorção de metais pesados seguindo os princípios do modelo de economia circular, desenvolvendo processos e produtos de alto valor agregado que impulsionem o crescimento econômico, melhoria da qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade.

Alfonso Martínez é engenheiro e mestre em engenharia química e atualmente doutorando do Programa de Inovação Tecnológica (PPGIT) da Universidade Federal de Minas Gerais na área de concentração de novos materiais, nanotecnologia e química. O Alfonso também é discente do programa de doutorado em engenharia química da Universidade Nacional de Colômbia, UN (Bogotá, Colômbia), num programa de cotutela entre a UFMG-UN. Ao longo do curso tem participado em eventos nacionais, como na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (2022, Maceió, AL, Brasil), bem como de eventos internacionais, como o encontro da Materials Research Society Fall Meeting (2022, Boston, Massachusetts, Estados Unidos), onde foram apresentados os resultados da pesquisa tanto em formato de poster como apresentações orais, além de ter a oportunidade de trocar e adquirir novos conhecimentos nas diversas áreas da pesquisa. Ainda mais foi desenvolvido um protótipo para a adsorção de metais pesados disponível para transferência que permita a produção e comercialização. Agradecemos a Fapemig, CNPq, ANA, FAPES e CAPES pelo apoio ao presente projeto.