O estudo “Academic Entrepreneurship Using Various Knowledge and Technology Transfer Channels”, de autoria de Paula Coelho e da professora Márcia Rapini, apresenta evidências sólidas de como professores empreendedores da UFPE estão transformando ciência em inovação de alto impacto — impulsionando o ecossistema de deep techs de Pernambuco.
A pesquisa analisou três trajetórias na área de TI e identificou cinco canais principais de transferência de conhecimento e tecnologia (TCT):
✅ Criação de spin-offs acadêmicas
✅ Projetos cooperativos de P&D
✅ Prestação de serviços tecnológicos
✅ Residência tecnológica
✅ Formação de empreendedores
Utilizando o método roadmapping com abordagem retrospectiva, o estudo mapeia estratégias, redes e recursos mobilizados ao longo da trajetória docente, evidenciando como a articulação institucional e a orientação qualificada de alunos geram valor científico, social e econômico.
Os resultados desmistificam a centralidade das patentes como único
caminho de TCT, mostrando que o capital humano formado nas universidades públicas pode ser o motor de novos negócios, empregos e tecnologias.
Leia o artigo completo:
https://doi.org/10.18226/23190639.v11n3.03
Parabéns, Paula e Márcia, por essa contribuição significativa ao debate sobre inovação acadêmica e o papel estratégico das universidades no desenvolvimento!