Tags: | |

Trabion: poeta e filho do Jequitinhonha

Por Polo Jequitinhonha em

Escritor. Artista e sua obra. Foto: Arquivo Pessoal.

Eronilto Mendes Soares, mais conhecido como Trabion, é poeta, contador de causos e filho do Vale do Jequitinhonha. Natural de Jacinto, nasceu na roça e, com 12 anos, foi morar em Rubim. Começou seu caminho como escritor em 2004 com seu primeiro livro: Contos que eu conto. Neste ano, ele já traz seu 4° trabalho, Aventuras e amarguras culturais, que recopila poemas e causos da cultura popular do Jequitinhonha.

O poeta admite que começou escrever no momento em que estava superando o alcoolismo. Foi na adolescência, para poder vencer a timidez, que Trabion entrou no mundo da bebida. “Levo o alcoolismo ‘nas costas’ por mais de 20 anos. Hoje tenho 55 anos, sou casado e tenho dois filhos, Adonis e Vitor. Eu parei de beber e, nessa ‘parada’ de beber, mudei de vida, troquei a rotina no boteco pela igreja e pela escrita”, afirma.

Essa experiência, guiada pela fé, marcou o escritor para sempre. Desde então, sua admiração pela natureza e seu amor pelo Vale são as fontes de inspiração para seus poemas e trabalhos. “As minhas poesias acontecem assim, repentinamente. Nós batemos papo com um, com outro, fica ouvindo. Assim, a gente acaba pegando e floreando eles, passando para o papel”, revela.


Compartilhe!