Mostra Virtual: Artesãs Lira e Zefa de Araçuaí-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Lira: (33) 3731-1951 | 99908-1951

Lira e Zefa, amigas de longa data e mestras do artesanato do Vale.

A opção radical por um mundo melhor e justo marca a vida e a arte de Maria Lira, mulher meiga, que escolhe suas palavras com prudência e sabedoria. Na sua arte, misturam-se alegria e sofrimento; flores, bichos e pobreza; a revolta do fraco e a poesia.

Lira é uma educadora popular, que ministrou cursos explicando os mistérios do barro e do fogo, a colheita das terras coloridas e seu uso na pintura. É também uma líder comprometida com a política social.

Seus trabalhos artísticos, de caráter marcadamente pessoal, mas perfeitamente coerentes com a cultura do Jequitinhonha, já foram mostrados em muitas exposições organizadas por galerias e instituições diversas, tanto no Brasil como no exterior.

*Trecho extraído do texto: De Lira o Barro: o mestrado de Maria Lira Marques Borges. Frei Francisco van der Poel, frei franciscano, pesquisador da cultura e religiosidade popular brasileira.

Zefa, nascida em Sergipe, veio para Araçuaí e construiu seu legado nas artes. A artesã não veio de repente, passou cerca de dez anos de sua caminhada buscando encontrar sua verdadeira vocação que é o artesanato. Começou com pinturas e obras em barro, abandonou, após três breves e criativos anos, por acreditar que trabalhar com material estava prejudicando sua saúde. Em seguida escolheu a madeira e esculpiu com traços firmes e originais a sua obra.

Zefa se tornou mestra, conhecendo e sabendo como poucos explorar em suas peças as características naturais das madeiras da região. Emburana, cabiúna, vinhático, cedro, aroeira, braúna preta, jataipeba e outras. O que a natureza rica do Vale fornecia, ela transformava em arte.

Possui peças com colecionadores e amigos na Alemanha, França, Itália, Áustria, Holanda e nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma das mais premiadas e importantes artistas do Vale do Jequitinhonha, vivia de maneira simples e humilde. Faleceu aos 83 anos, em novembro de 2018.

Se interessou pelo trabalho de Lira? Entre em contato:

Lira: (33) 3731-1951 | 99908-1951

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do
Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha .