Mostra Virtual: CAV de Turmalina-MG

Por Laura Melo em

 Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Para encontrar uma “resposta” aos desafios enfrentados pela população rural, o CAV busca aliar os conhecimentos técnicos acadêmicos com o saber e a vivência dos agricultores, e conjuntamente implementam metodologias e alternativas para desenvolver de forma sustentável a agricultura familiar da região. São desenvolvidas assim ações no tocante à recuperação de solos degradados, produção agroecológica, difusão de tecnologias sociais para acesso e gestão dos recursos hídricos, geração de emprego e renda norteados por princípios associativistas e cooperativistas através da economia popular solidária e a promoção de uma maior equidade nas relações sociais de gênero.

Historicamente as mulheres do Jequitinhonha estão inseridas num contexto de isolamento, abandono e ausência de políticas públicas adequadas. Baixo índice de desenvolvimento, condições meteorológicas desfavoráveis e o monocultivo de eucalipto são alguns dos fatores que expulsaram uma parcela dos camponeses de suas terras, e interferiram nas condições de vida dessas pessoas.

As famílias desta região sofrem as consequências desse descaso, que trouxe a desorganização do núcleo familiar em função da migração. Os homens, que pela falta de oportunidade de emprego e renda são obrigados a migrar para outras regiões do estado e do país em busca de trabalho, deixam para trás seus filhos e esposas, efeito localmente conhecido como “viúvas de maridos vivos”, em razão da permanência dos mesmos por 7 a 10 meses longe de suas casas e famílias. Fato este que provoca sérias transformações culturais e sociais nas comunidades onde vivem.

As mulheres, sozinhas, por sua vez, são obrigadas a assumir outras responsabilidades além daquelas antes atribuídas a ela. Ou seja, elas se tornam responsáveis diretas na condução e manutenção da propriedade, na criação dos filhos, na produção de alimentos e criação de animais, e também na geração de renda.

Neste cenário de dificuldade e poucas opções surge o artesanato, uma alternativa capaz de transformar as difíceis condições de vida deste povo castigado de várias maneiras.  Uma atividade que, em sua origem baseava-se na produção de utensílios domésticos para utilização nas próprias residências e para serem trocados em feiras livres por alimento, ganha um novo e importante papel. Pois, a partir do desenvolvimento e surgimento de utensílios industrializados, as mulheres do Jequitinhonha redescobrem a prática herdada desde antes da chegada dos portugueses e povos africanos escravizados.

O artesanato ganha notoriedade, recebe influências diversas e torna-se arte, em essência. O Vale do Jequitinhonha pode ser entendido como uma rica zona cultural, devido às suas diversas manifestações: folclore, conjuntos arquitetônicos e históricos, e a produção artesanal, em palha, bambu, madeira, algodão e cerâmica. Algo que não aconteceu de maneira fácil, mas devido a perseverança e coragem de verdadeiras guerreiras de mãos fortes e corações gigantes, as mulheres do Jequitinhonha.

Nesse contexto, 7 associações de 4 municípios do Alto Jequitinhonha que possuem uma produção diversificada se organizaram com o apoio do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica com o intuito de promover a integração das associações de artesãs, a fim de protagonizá-las e assessorá-las nos processos de planejamento estratégico, autogestão, aprimoramento de suas habilidades profissionais, relações institucionais e influência nas políticas públicas voltadas à mulher no que tange a economia e aos fatores sócio inclusivos diversos. E assim, trazer não só a geração de renda para estas populações como transformar a região em um atrativo turístico, valorizando as inúmeras riquezas culturais do Vale do Jequitinhonha. 

Conheça algumas associações:

  • Associação Comunitária dos Artesãos de Turmalina – SOARTE
    Carmem Pereira (38) 99124-9145

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do CAV.

  • Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo – AACC – Turmalina
    Telefones: (38) 3527-0024 / (33) 99125-8188
    Instagram: @artesascoqueirocampo
    Email: artesaoscoqueirocampo@yahoo.com.br

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do CAV.

  • Associação dos Artesãos de Turmalina – ASTUR
    Cida (38) 99256-0045

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do CAV.

  • Associação dos Artesãos de Veredinha – ARTEVER
    Lindaura Cordeiro (38) 99923-2406

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do CAV.


Compartilhe!