Mostra Virtual: Mestre Antônio de Bastião de São Bendito do Capivari-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

“Os tambores falam com Deus, pode ter certeza” (Mestre Antônio)

Morador da comunidade de São Bendito do Capivari, na zona rural de Minas Novas (MG), onde nasceu em 1942, Antônio Luiz de Matos, conhecido como Antônio de Bastião, é um famoso mestre tamborzeiro do Vale do Jequitinhonha, referência da cultura popular na região.

Desde criança aprendeu a conversar com os passarinhos, flores, árvores, conduzir as abelhas e a compreender todos os bichos da mata. Ele passa longos dias em expedições nas florestas, descobrindo novas ervas medicinais e meditando sobre a vida e o ser humano. Trabalhando como agricultor, junto aos seus oito irmãos e seus pais, aprendeu o ofício da luteria de tambores e caixas de Linha Africana com o avô paterno Artur Luiz Pereira, conhecimento repassado pelo tataravô.

Mestre Antônio é devoto de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. No congado é fanadeiro, que alimenta sua fé ao repassar os saberes ancestrais do povo negro. Ele participa ativamente de todos os movimentos culturais, educacionais e artísticos do Vale do Jequitinhonha, sempre levando sua sabedoria popular.

Antônio de Bastião fabrica tambores, caixas, caixas tamborins, reco-recos e já realizou diversas oficinas pelo Brasil ensinando o oficio. Seu trabalho é diferenciado por seu cuidado em relação ao meio ambiente, em relação ao momento e aos modos corretos de se retirar a madeira da natureza.

Em 2009, Antônio de Bastião recebeu o Prêmio de Mestre de Culturas Populares Dona Isabel, do Ministério da Cultura.

Gostou do trabalho do mestre? Entre em contato:

Telefones: Mestre Antônio: (33) 99114-2799 | Maria: (33) 99104-6537 | Lyndon Célio: (33) 98832-4870


Compartilhe!