Mostra Virtual: Inagmar Moreira de Itinga-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Telefone: (33) 99962-4756

Inagmar Moreira é natural de Jacinto, município do baixo Jequitinhonha. Filha de trabalhadores rurais, tem contato com a agricultura desde criança, sempre a exerceu e exerce até hoje. Nas horas vagas ela faz artesanato, mas não deixa de lado as atividades rurais.

O artesanato surgiu na vida dela durante a infância, quando sua mãe, produzia, nas horas vagas, algumas peças de barro como panelas e ela ficava ali por perto olhando, fazendo algumas pecinhas também. Ela sempre acompanhou a mãe em todas as etapas da produção artesanal, desde a busca do barro no barreiro, e foi assim que começou a modelar suas primeiras peças.

Com o passar dos anos essa atividade ficou um pouco adormecida, e nesse tempo ela se dedicou às atividades rurais. Foi por volta dos anos 1990 que, ao se mudar para o povoado de Pasmadinho, no município de Itinga, (comunidade cuja principal atividade é o artesanato de madeira e de argila) ela voltou a fazer peças de barro. Em 2009, com a necessidade de complementar a renda, ela começou a aperfeiçoar seu trabalho com a ajuda de artesãs locais e também fez alguns cursos de aprimoramento. Desde então o artesanato passou a ser uma de suas principais fontes de renda.

A artesã também faz parte do Centro Cultural Feliciana, uma associação que apoia as demais associações de artesãos. Além disso, é integrante da Associação dos Artesãos do Povoado de Pasmadinho.

Desde 2010 expõe seu trabalho em várias exposições, dentre elas a Feira de Artesanato da UFMG, onde apresenta e vende seus produtos, cativando muitos clientes. Seu trabalho é composto por peças utilitárias e ornamentais como panelas, cofres, botijas, bules, xícaras, sino dos ventos, vasos, bonecos e miniaturas.

Inagmar vem seguindo a tradição cultural familiar, aprendeu o ofício com sua mãe, que aprendeu com a avó. Hoje tem seus sucessores, a filha e o neto que já aprenderam a arte com ela. Para ela o artesanato, além de gerar renda é um instrumento importante de empoderamento, ela o faz por amor.

Se interessou pelo trabalho da artista? Entre em contato:

Telefone Lidiane (filha da Inagmar): (33) 99962-4756

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo do
 Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.


Compartilhe!