Coletivo de comunicação de Araçuaí ganha edital

Por Polo Jequitinhonha em

Coletivo Rilia de Araçuaí é contemplado em edital para a produção de notícias em combate à desinformação em tempos de coronavírus.

O coletivo Rilia foi um dos que surgiram em parceria com o Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, encontro anual para discussão e apresentação de ações comunicacionais realizadas durante o ano na região. Percebendo que após o evento, cada participante voltava para a sua cidade sem colocar em prática o que aprenderam, o coletivo foi criado para manter os participantes ativos na cidade de Araçuaí, Minas Gerais. 

Eles ficaram sabendo do edital por um grupo de comunicadores da região e então se inscreveram. O concurso era para a produção de notícias em combate à desinformação no período do coronavírus, com o tema “compartilhe saúde, compartilhe informação”. Um dos objetivos do edital foi de contemplar grupos com a maior diversidade possível que trabalhassem com comunicação social. Lucas, participante do coletivo, acredita que este foi um ponto essencial para a conquista. Foram escolhidos 23 grupos entre 100 inscritos de todas as regiões do Brasil. 

O valor recebido foi de oito mil reais e o coletivo está sendo equipado com dispositivos como câmeras, microfones e outras ferramentas importantes para a comunicação. Um portal online também está sendo criado para a campanha e para unificar os diferentes núcleos do coletivo.

O objetivo do coletivo é produzir em redes um material sobre os efeitos da pandemia com três abordagens diferentes: a questão cultural da cidade de Araçuaí, onde é possível encontrar nomes famosos no artesanato, na música, no teatro e artistas dos mais variados, pensando em como estão passando pelo período de pandemia . Sobre os indígenas, sabendo da existência de várias aldeias na região e de como estas populações tem passado o período de isolamento social. E sobre os jovens que são historicamente desvalorizados tecnicamente e tem uma difícil inserção no mercado de trabalho.

Por Laura Melo


Compartilhe!