Mulheres do Vale do Jequitinhonha: vidas em verso e em prosa

Por Polo Jequitinhonha em

O Programa Polo Jequitinhonha, em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), o Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMG (PPGCOM) e a Sorbonne-Nouvelle Université, comunica a realização do evento “Mulheres do Vale do Jequitinhonha: vidas em verso e em prosa”. Na forma de uma roda de conversas transmitida de forma aberta para todos os interessados via YouTube, o evento acontecerá no dia 31 de maio, às 10h no horário do Brasil, e visa promover um diálogo sobre o empoderamento das mulheres nas comunidades do Vale do Jequitinhonha e a importância da contação de histórias como meio de preservação do conhecimento, da cultura e das identidades, coletivas e individuais, dessas mulheres.

A Roda será exibida no YouTube do Polo Jequitinhonha e não é necessária inscrição prévia para participar do evento.

A vida é o fio do tempo, diz a canção, e a morte, o fim da teia. Na verdade, viver é realmente uma arte, tecida na teia do destino. Esta talvez seja a síntese mais precisa da realidade vivida pelas bordadeiras e tecelãs do Vale do Jequitinhonha.

Diz a música que a vida é o fio do tempo e a morte o fim do novelo. De fato, viver é mesmo uma arte, urdida nas tramas do destino. Talvez seja essa a mais exata síntese da realidade vivida
pelas artesãs, bordadeiras e tecelãs do Vale do Jequitinhonha. Nas chamadas Rodas de Verso, as mãos tecem o bordado ao mesmo tempo em que a voz entoa versos e prosas que cantam a
vida da comunidade e os desafios de se viver no sertão de Minas. Arte e vida se entrelaçam nesse enredo e, na aridez do Jequitinhonha vê-se brotar a Mulher do Vale a partir de talentosas mãos das mulheres artesãs.
É com base nesse contexto que apresentamos a proposta de uma Roda de Conversas, com o objetivo de promover um diálogo sobre o empoderamento da mulher nas comunidades do Vale
do Jequitinhonha e a importância da narrativa como forma de preservação dos saberes populares, da cultura e das identidades, coletiva e individual.
Para tanto, reuniremos diferentes pontos de vista:

• as narrativas de artesãs e jogadoras de versos do Vale do Jequitinhonha;
  • as contribuições de uma pesquisadora do Vale do Jequitinhonha que atua na região por longos
    anos e é coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha;
  • o relato do diretor do documentário Yékity sobre o Vale do Jequitinhonha;
  • o relato do Frei Chico, pesquisador e divulgador da cultura popular do Vale do Jequitinhonha;
  • a ação entusiasta de uma professora no campo da promoção da língua portuguesa e cultura
    brasileira em um esforço transversal de produção do conhecimento sobre o Vale com os seus
    respectivos estudantes na Université Sorbonne-Nouvelle;
  • o relato de uma jovem acadêmica interessada na troca de saberes e no diálogo intercultural

Participantes:

Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG)

Marco Diniz (Documentarista Quebec / Canadá)

Andreia Pereira de Andrade (Artesã / Santana do Araçuaí)

Marli de Jesus Costa (Bordadeira do Curtume)

Francisco van der Poel (Frei Chico)

Karen Kênnia Couto Silva (Sorbonne-Nouvelle, Paris)

Gabrielle Andrade da Eira Silva (Sorbonne- Nouvelle, Paris)