Roda de conversa “Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha”

Por Polo Jequitinhonha em

No dia 16 de setembro de 2021, quinta-feira, às 19:00 horas aconteceu a primeira roda de conversa “Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha”, de forma totalmente remota transmitida pelo Youtube, realizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) em comemoração aos 25 anos de atuação do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

A roda de conversa foi iniciada com uma breve apresentação do Programa Polo e dos convidados para a roda, feita pelo professor Fernando Mencarelli, diretor da DAC. A roda foi moderada pelo professor da UFMG Roberto Nascimento e os convidados foram: a Angela Freire, de Araçuaí; Adriane Coelho da ARCA, de Chapada do Norte; Terezinha Furiati, da UFMG; Bárbara Alencar e Luidy Siqueira, bolsistas do Polo Jequitinhonha.

            A primeira fala foi da Terezinha, que desde 2004 tem um importante papel no desenvolvimento de projetos no Vale do Jequitinhonha e tão bem contribui na história do Polo, mesmo aposentada. Ela teve seu primeiro contato com o artesanato do Vale, por meio das cerâmicas, ainda na Escola de Belas Artes, e quando ingressou na UFMG seu contato com o Polo possibilitou esse maior contato com o Vale, bem como o interesse pelo artesanato, a cultura e o povo. Terezinha abordou a sua trajetória no Polo e o seu trabalho com os artesãos do Vale.

            Em seguida, houve a fala da Adriane da cidade de Chapada do Norte, coordenadora das atividades da ARCA e artesã. O seu contato com o Polo foi através do Fórum da Mulher na cidade de Itaobim, no qual encontrou uma visão do Vale como algo maior, além de apenas uma região, bem como de enxergar a participação das mulheres como lugar de liderança. Além disso, o seu contato com o artesanato e a participação das feiras de artesanato na UFMG despertou cada vez mais a sua vontade de mostrar o trabalho do Vale para a população. Com isso, Adriane trouxe em sua fala um pouco de sua trajetória com o artesanato e o seu contato com a Polo.

            A fala da convidada Angela Freire, natural de Araçuaí, educadora e colaboradora do Museu de Araçuaí e uma grande militante de agente cultural e do fazer cultura foi sobre como o contato com o Programa criou várias possibilidades de caminhos de atuação no Vale. Ademais, a atuação da Angela na Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha/FECAJE bem como as demandas e conversas com o Polo, possibilitou o surgimento do Fórum da Mulher com o intuito de fortalecer as lideranças femininas, como também o encontro dos comunicadores. Essas são algumas das ações que foram possíveis e que abrem portas para que o Vale mostre a sua cultura e o seu artesanato.

            Por fim, as duas últimas falas foram conjuntas da Bárbara e do Luidy, que são atuais bolsistas do Polo Jequitinhonha e que trouxeram o trabalho do programa com os artesãos, neste período de pandemia. A partir das demandas e do cenário pandêmico, o Programa Polo desenvolveu dois projetos, a fim de ajudar os artesãos com as vendas dos seus produtos. Assim, a Bárbara trouxe o projeto Tutoriais Polo de Internet para o Artesanato que visaram orientar as associações e artesãos como acontecem as vendas pela internet. Já, o Luidy trouxe a Mostra de Artesanato do Vale, em formato virtual, tendo em vista a impossibilidade de realização  da Feira de Artesanato do Jequitinhonha de forma presencial na UFMG como aconteceu, de forma ininterrupta entre os anos 2000 e 2019.  Desse modo, a mostra objetiva ajudar os artesãos na divulgação dos seus trabalhos, bem como com a venda, haja vista que a feira de artesanato garante o sustento de muitas dessas famílias participantes por um período de tempo significativo.

Link para acesso à roda de conversa:

Roda de conversa Cultura e artesanato do Vale do Jequitinhonha – YouTube


Compartilhe!