Resultados e Encaminhamentos do Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Por Bárbara Ribeiro em

Em 2021, as restrições impostas pela pandemia de coronavírus impediram a realização do encontro anual do Fórum da Mulher do Jequitinhonha. O evento, que ocorre em diferentes cidades do Vale a cada edição, reúne centenas de mulheres para debater temas mais sensíveis, compartilhar experiências e fortalecer os grupos de atuação feminina.

Por isso, desde 2020 o grupo tem realizado atividades virtuais, tendo como base os eixos de atuação do programa: I – Formação para a cidadania, de julho a dezembro de 2020; II – Violência contra a mulher, de março a maio de 2021; III – Geração de renda e autonomia, de maio a setembro de 2021. 

Como parte dessas iniciativas, no último ano as bolsistas do projeto elaboraram uma cartilha ilustrada com sete histórias representativas sobre enfrentamento à violência contra a mulher. O material, destinado ao uso em escolas, ONG’s, centros de assistência social e redes de enfrentamento da região, será publicado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e distribuído em 2022.

Além disso, integrando o eixo de Geração de Renda e Autonomia Econômica, foi feito o levantamento dos empreendimentos femininos em cada município do Vale, para compreender seus desafios e oportunidades nos tempos de pandemia. 

Pensando nisso, foi desenvolvida uma oficina virtual sobre Mulheres e Geração de Renda, abordando o uso do Instagram como estratégia de divulgação e comércio, iniciativas econômicas, marketing digital e fotografia de produtos. 

A oficina contou com a participação de professores da UFMG, das bolsistas do Fórum e também representantes locais como a Associação Tingui e o empreendimento Íntima Félix, que falaram sobre seus casos de sucesso. Além da aula, que pode ser acessada aqui, foram disponibilizados diversos materiais de apoio sobre os conteúdos abordados.

Outras ações importantes foram a apresentação do Fórum no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que apresentou as últimas  iniciativas de pesquisa e extensão do projeto. Ainda, foi elaborado o álbum do XVI, XVII e XVIII Fóruns da Mulher do Jequitinhonha, que também será publicado neste ano. 

Próximos passos

No final de 2021, a coordenação do projeto reuniu diversas lideranças femininas da região em um debate acerca dos temas que serão pautas do IX Fórum, de 2022. Dentre eles estão a questão da violência contra a mulher, a luta contra a mineração e exploração do lítio e a formação de conselhos da mulher. 

Histórico

Iniciado em 2011, o Fórum da Mulher do Jequitinhonha vem acontecendo a cada ano em uma cidade diferente do Vale. No primeiro ano, ele foi impulsionado por demandas cidadãs, apoiadas pela UFMG, por intermédio do Programa Polo Jequitinhonha e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM). Naquela vez, o cenário foi a cidade de Jequitinhonha. O evento se viu marcado pela construção coletiva da “Carta Aberta das Demandas das Mulheres do Vale do Jequitinhonha”, que tornou pública à população e aos organismos estatais e não-estatais as reflexões e proposições realizadas e debatidas no primeiro Fórum. Atualmente, o projeto é mantido com recursos da Emenda Parlamentar Gabinetona, da Deputada Áurea Carolina.


Compartilhe!